Autora de Persepolis dá corpo aos heróis desconhecidos que fazem a história da revolta iraniana. Com base nos textos de três especialistas (um historiador, um politólogo e um jornalista), e através dos desenhos de 17 dos maiores talentos da banda desenhada, como Paco Roca ou Lewis Trondheim, este é um livro que dá a conhecer o movimento que reacendeu o debate sobre os direitos humanos.
Um grito de resistência que chegará também ao festival Fólio, através de uma exposição à entrada da vila de Óbidos, e a conversa «Mulher Vida Liberdade» : o Irão aqui tão perto, com Pedro Vieira, Raquel Vaz Pinto e Cristina Sampaio (22 OUT | 14.30).
Em 16 de Setembro de 2022, Mahsa Amini, uma jovem estudante iraniana, foi detida e espancada até à morte pela polícia religiosa em Teerão. O seu único crime foi não usar o lenço imposto às mulheres pela República Islâmica. O destino desta mulher de 22 anos desencadeou uma onda de protestos sem precedentes que rapidamente se espalhou por todo o país.
Por ocasião do primeiro aniversário do movimento, Marjane Satrapi reuniu alguns peritos e cartoonistas. Juntos, querem mostrar o que não pôde ser fotografado ou filmado devido à censura.
Mulher Vida Liberdade, Colectivo, Iguana, 288 pp., bicromia, capa mole, 27,75€
Sem comentários:
Enviar um comentário