Felipe Hernández Cava, o argumentista, é já sobejamente conhecido do público leitor de banda desenhada, em 2009 recebeu o Prémio Nacional del Comic com As Serpentes Cegas, que a Levoir e o Público editaram na colecção de 2019.
Estampas 1936 é uma obra de ficção como Felipe Hernández Cava faz questão de afirmar: "Uma das coisas que me surpreendeu foi o facto de muitos leitores acreditarem que todas as estampas nascem de testemunhos ou documentos reais, quando todas elas, mesmo aquelas cujos protagonistas são pessoas reais, são abordadas apenas a partir da ficção. E vou dar vários exemplos daquelas que parecem mais "reais": O sonho de Lorca foi-nos contado por Alberti nas suas memórias, e imaginei-o a regressar a Madrid no camião de La Barraca obcecado por ele; pensei também na separação de Antonio Machado do seu irmão Manuel, e quis vê-lo a pensar nisso e nos seus tempos de estudante na Institución Libre de Enseñanza prestes a sair de Madrid para Levante; ou porque não acreditar que Juan Ramón Jiménez, depois de viver aquele episódio humilhante de que mal queria falar, não vomitou à porta de casa. Nada neste livro é exatamente "real", mas tudo poderia ter sido como o contamos, porque por detrás de cada imagem há uma bagagem de muitas leituras".
Miguel Navia, é o ilustrador, cujas poderosas imagens transportam o leitor até aos primeiros meses da Guerra Civil Espanhola, conseguindo extrair beleza do horror que foi esta guerra. Navia deixa-nos sem palavras em cada uma das 36 ilustrações apresentadas no livro e para a qual fez grande pesquisa, segundo o próprio conta: “Há muitos anos que sou fascinado por este tema, coleccionando livros de fotografia, história, literatura... Também recorri muito ao arquivo comunista para as cenas que se passam em Madrid, na web há blogues e páginas de verdadeiros fãs com muita informação gráfica, mas tento sempre contrastar isso com livros ou estudos que considero mais fiáveis, pois é muito comum encontrar dados alterados ou locais e factos mal nomeados”.
Um livro verdadeiramente espetacular que convida a refletir sobre como evitar cometer erros como os que conduziram a um dos episódios mais dolorosos da História de Espanha.
Coleção Novela Gráfica (VII série) #7 - Estampas, Miguel Navia e Felipe Hernández Cava, Público/Levoir, 88 pp., p&b, capa dura, 13,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário