2 de outubro de 2023

Fukushima – Crónica de Um Desastre sem Fim

Fukushima – Crónica de um desastre sem fim, de Bertrand Galic e Roger Vidal, uma novidade da Gradiva, é o relato da tragédia na central nuclear japonesa de Fukushima.

Em 11 de Março de 2011, um terrível terramoto deu origem a uma enorme onda, que atingiu o nordeste do país com toda a força. É aí que se situa a central elétrica de Fukushima Daiichi. A violência sem precedentes do cataclismo conduziu a um acidente nuclear devastador. Como devemos reagir ao caos? O que fazer quando o inconcebível acaba de acontecer? Masao Yoshida, o diretor da central, tem de responder com urgência. A reputação do país está em jogo e as vidas dos seus colaboradores e concidadãos dependem disso. Os primeiros cinco dias serão decisivos.

Num cenário catastrófico, em que os edifícios estão mergulhados na escuridão, as explosões se multiplicam e a radiação se torna cada vez mais tóxica, há que tomar decisões difíceis. Mais tarde uma comissão de inquérito ouve o testemunho de Yoshida, para compreender a magnitude da tragédia que tiveram de enfrentar. Este é o seu relato.

Fukushima – Crónica de Um Desastre sem Fim, Bertrand Galic e Roger Vidal, Gradiva, 136 pp., cor, capa dura, 27,50€

Sem comentários:

Enviar um comentário