26 de outubro de 2023

Colecção Novela Gráfica (VII série) #9 - Alexandra Kim

Depois da história biográfica tocante de Primo Levi, a Levoir e o Público lançaram hoje Alexandra Kim, Filha da Sibéria, da coreana Keum Suk Gendry-Kim, que adaptou o romance biográfico de Jung Cheol-Hoon, traduziu-o e concebeu os desenhos para esta novela gráfica.

Keum Suk Gendry-Kim nasceu em Goheung, na província de Jeolla do Sul, é tradutora, argumentista e ilustradora. Estudou pintura ocidental na Universidade de Sejong e em 1998 licenciou-se em artes, na Escola de Artes Decorativas de Estrasburgo.

A história de Alexandra Kim (1885 - 1918) leva-nos ao Extremo Oriente, onde as fronteiras e as ideias políticas são porosas entre a Rússia, a Coreia e a China. Para além das barreiras linguísticas, é a situação dos trabalhadores - e o seu sofrimento - que motiva o empenho de Alexandra Kim, numa altura em que o direito do trabalho é praticamente inexistente na despótica Rússia czarista.

É através do seu pai, um intérprete que trabalhou na China em nome da Rússia para a construção dos Caminhos-de-Ferro do Leste da China, que a jovem Alexandra é sensibilizada para a situação dos trabalhadores. 

Após a morte do pai, Alexandra Kim regressa à Rússia onde trabalhou pela emancipação dos trabalhadores, enquanto o regime do czar intensificava a repressão nas vésperas da Grande Guerra. 

A guerra foi um ponto de viragem para ela, que decidiu partilhar o destino dos trabalhadores mobilizados nas fábricas dos Urais como intérprete. 

O seu destino muda quando a sua luta sindical a leva ao conhecimento dos membros do Partido Comunista de Lenine...

No prefácio desta obra, Rui Cartaxo diz: "…numa altura em que está fora de moda falar de revolucionários, de comunistas, e em que existe um forte sentimento anti-russo, é tão necessário quanto corajoso publicar um livro assim, de uma autora com tão forte consciência social, que mostra o que foi a extrema dureza da vida dos povos do extremo oriente, e do papel insubstituível que os sindicatos e os partidos operários desempenharam na luta pela conquista de condições de vida minimamente aceitáveis".

Alexandra Kim, Filha da Sibéria é um retrato denso e comovente de uma mulher forte e livre que nunca desistiu dos seus ideais e das lutas da sua classe, até à sua morte.

Em breve a Levoir irá editar A Árvore Despida, desta grande artista coreana.

Colecção Novela Gráfica (VII série) #9 - Alexandra Kim: Filha da Silbéria, Keum Suk Gendry-Kim, Levoir/Público, 236 pp., capa dura, 13,90€




Sem comentários:

Enviar um comentário