6 de agosto de 2018

René Goscinny - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(França) Paris, 14 de Agosto de 1926 - Paris, 5 de Novembro de 1977

René Goscinny nasce em Paris em 1926, mas com apenas dois anos de idade muda-se com os seus pais para a Argentina. Aqui frequenta a escola francesa de Buenos Aires, onde o pai é professor de matemática. É nesta escola que Goscinny publica nos boletins escolares Notre Voix e Quartier Latin as suas primeiras ilustrações e textos. Em 1942, forma-se em Belas Artes, um mês antes de o seu pai falecer. Após o curso, emprega-se como ilustrador numa agência de publicidade.

Em 1945, o tio de Goscinny convida-o para o visitar nos Estados Unidos e aí  encontra trabalho como tradutor. Entretanto, é convocado para o serviço militar em França. Regressado aos EUA, instala-se em Brooklyn, iniciando uma carreira artística. Em 1948, torna-se assistente num pequeno estúdio, onde conhece jovens artistas americanos como Harvey Kurtzman, Willy Elder, John Severin Jack Davis, que, em 1952, seriam os fundadores da revista MAD. Conhece, igualmente, Joseph Gillain, mais conhecido como Jijé, e Maurice de Bevere, o Morris, com que iria trabalhar em Lucky Luke de 1955 até à sua morte em 1977.
Entretanto, trava conhecimento com Georges Troisfontaines, chefe da agência World Press, uma empresa que fornece BD para a revista Spirou. É assim que Goscinny escreve alguns episódios para As Mais Belas Histórias do Tio Paulo, bem como um episódio de Jerry SpringGoscinny torna-se então chefe da secção de Paris da World Press. Aqui, conhece Albert Uderzo, com quem inicia uma longa cooperação. Começam com alguns trabalhos para Bonnes Soirées, uma revista feminina, para a qual Goscinny também produz a série Sylvie com o desenhador MarciaisGoscinny começa igualmente, em 1952, uma colaboração com o periódico La Libre Junior, onde permanece até 1957. Aqui criam os humorísticos João Pistolão e Luc Junior com Uderzo, assim como Fanfan et Polo com Dino Attanasio e Alain et Christine com Marciais.
Em 1955, Goscinny, acompanhado por Charlier, Uderzo e Jean Hébrard, funda o sindicato Edipress/Edifrance. O sindicato lança publicações como Clairon para uma união fabril e Pistolin para uma empresa de chocolate. Goscinny Uderzo colaboram no periódico Jeannot com a série Bill BlanchartJoão Pistolão em Pistolin Benjamin et Benjamine na revista com o mesmo nome. Em Risque-ToutGoscinny cria em 1955, Le Capitaine Bibobu. Com o pseudónimo Agostini, cria, com Jean-Jacques SempéLe Petit Nicolas para o Le Moustique e, mais tarde, para o Sud-Ouest e Pilote.
Em 1956, Goscinny inicia uma colaboração com a revista Tintin. Aqui escreve algumas histórias para os desenhadores Jo Angenot e Albert Weinberg, trabalha em Spaghetti, com Dino AttanasioO Senhor Tric com Bob De MoorPrudence Petitpas com MaréchalGlobul le Martien Alphonse com TibetModeste e Pompon com André FranquinStrapontan com Berck Humpá-Pá com Uderzo. Além disso, Goscinny trabalha para as revistas Paris-Flirt (Manequim Lili, com Will) e Vaillant (Boniface et Anatole com Jordom Pipsi com Godard).
Em 1959, o sindicato Édifrance / Edipresse lança a revista Pilote, onde Goscinny se torna um dos escritores mais produtivos. Na primeira edição da revista, é lançada a sua mais famosa criação, Astérix, com desenhos de Uderzo. Esta série foi um sucesso imediato, sendo, atualmente, uma das mais vendidas no mundo. Na PiloteGoscinny relança a série Le Petit Nicolas e João Pistolão, assim como cria as séries Le Jacquot Mousse Tromblon et Bottaclou com Godard. Entretanto, a revista é comprada em 1960 por Georges Dargaud e Goscinny torna-se editor-chefe. Dá início a novas séries como Les divagations de Monsieur Sait-Tout (com Marciais), La Potachologie Illustrée (com Cabu), Les Dingodossiers (com Gotlib) e La Forêt de Chênebeau (com Mic Delinx). Com Tabary, lança na revista Record Calife Haroun El Poussah, uma série que foi mais tarde publicada na Pilote rebaptizada Iznogoud. Além de BD, Goscinny escreve variados argumentos para a televisão. Mas é através do grande sucesso de Astérix Lucky Luke, que Goscinny se tornou um dos argumentistas mais importantes e famosos da BD europeia.

Séries publicadas em Portugal:

[actualizada em 29-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário