4 de agosto de 2018

Raymond Macherot - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista 
(Bélgica) Verviers, 30 de Março de 1924 - Verviers, 26 de Setembro de 2008

Raymond Macherot foi um mestre da BD em séries animalísticas poéticas e satíricas, como Clorofila Sybilline, publicadas nas revistas Tintin Spirou. No início da sua carreira deseja seguir uma carreira no jornalismo e na pintura, mas por necessidades financeiras, dedica-se à ilustração.
Os seus primeiros desenhos, assinados com o pseudónimo de Zara, foram publicados no magazine satírico Pan. Em 1953, entra na revista Tintin e nos estúdios de arte da editoras Lombard. Aqui realiza inúmeras ilustrações e histórias curtas, escrevendo também o primeiro episódio de O Cavaleiro Branco, desenhado pelo casal Funcken.
Um ano depois, cria a sua primeira série com animais e a mais conhecida da sua carreira, Clorofila e Minimun. Até 1963, Macherot responsabiliza-se pela série, passando-a depois para outros autores, como Guilmard Hubuc. Paralelamente, desenha histórias curtas de Pére La Houle e Klaxon. Entretanto, cria em 1960 a série policial-humorística do coronel inglês reformado Clifton, tendo escrito e desenhado três episódios, sendo rendido por Turk De Groot.
Macherot deixa a revista Tintin em 1964 e junta-se à redacção da Spirou, onde faz a sua estreia com outra série de animais chamada Chaminou et le Khrompire, um gato aristocrata no reino da Zoolande. Infelizmente, a série dura apenas um episódio (até 1989, quando foi continuado por Denis Bodart Yann e, mais tarde, por Olivier Saive e, novamente, por Macherot). Um ano depois, cria Sybilline et Taboum, continuando com temas já explorados em ClorofilaMacherot desenha a série, auxiliado por Deliège nos argumentos, até à sua aposentação em 1990.
Na década de 1970, Macherot junta-se ao escritor Raoul Cauvin para criar a série do gato Mirliton. Como argumentista, Raymond Macherot cria, com Yvan Delporte, Mulligan (desenhado por Berck) e Isabelle (desenhado por Will). Em 2005, Macherot André Taymans começam a trabalhar em novas aventuras de Sybilline.

Séries publicadas em Portugal:
CliftonCavaleiro Branco (O)Clorofila & MinimumSibylline

One-shots publicados em Portugal:
  • A odisseia do gavião de prata (L'odyssée du ""Flandre Impériale""), 1953, Cavaleiro Andante #120
  • O verdadeiro mundo perdido (Le véritable monde perdu), 1953, Cavaleiro Andante #130
  • O rapto do doutor Alonso (L'homme qui tua le Diable), 1953, Cavaleiro Andante #131
  • As pérolas da rainha (Les perles de la reine), 1953, Cavaleiro Andante #161
  • Missão perigosa (Mission «chêvrefeuille»), 1953, Cavaleiro Andante #169
[actualizado em 22-07-2018]

Sem comentários:

Enviar um comentário