Desenhador
(França) Mayenne, 25 de Setembro de 1953
Séries publicadas em Portugal:
Albany & Sturgess
One-shots publicados em Portugal:
(França) Mayenne, 25 de Setembro de 1953
Jean-Claude Floc'h é um mestre da chamada «linha clara». Estuda na escola de Artes Decorativas de Paris e, em 1975, publica a sua primeira história, Le Conservateur, com argumento de Rodolphe, na revista Imagine. Em 1977, cria a série Albany e Sturgess na revista Pilote, com argumento de François Rivière. Um ano depois, Floc'h e Rivière criam Blitz no Le Matin de Paris. Em 1985, publica Un Homme dans la Foulle.
Floc'h junta-se a Jean-Luc Fromental em meados dos anos 80, criando álbuns como Ma Vie, High Life e Var, le Département dont vous êtes le Heros. Em 1991, Floc'h e Fromental produzem Jamais Deux Trois em L'Echo des Savanes. Um ano mais tarde, novamente com Rivière edita o À Propos de Francis, uma história que se inicia com um telegrama informando da morte de Sir Francis Albany. Em 1994, faz dois pequenos livros chamados Journal d'un New Yorkais e Meurtre et Miniature. Novamente com Rivière, lança, em 1996, Fausse Alerte, o segundo episódio de Blitz. Um ano mais tarde, edita pela Dargaud, Ma Vie 2, uma recolha de doze ilustrações. Em 2000, a obra Floc'h ilustrateur ou le triomphe du trait é editado pela Champaka. Em 2006, assina as ilustrações dos romances Chroniques D'Olivier Alban, uma novela de Albany e Sturgess. Em 2009, novamente com Riviére, publica Black Out et autres histoires du Blitz.
Séries publicadas em Portugal:
Albany & Sturgess
One-shots publicados em Portugal:
- Quinta coluna em Montmartre, Floc'h e Fromental, Jornal da BD #77
- Em plena Guerra Fria (En pleine guerre froide), 1981, Floc'h e Fromental, Jornal da BD #95
- Grigor Ivanov (Grigor Ivanov), 1983, Floc'h e Fromental, Jornal da BD #124
- O homem que se parecia com toda a gente (L'homme qui ressemblait à tout le monde), 1983, Floc'h e Fromental, Jornal da BD #100
[actualizado em 22-1-2015]
Sem comentários:
Enviar um comentário