18 de agosto de 2018

Michel Faure - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(França) Paris, 7 de Junho de 1947

Após os estudos artísticos, Michel Faure é enviado para Madagáscar, onde presta serviço militar. Permanece na ilha por 10 anos, publicando a sua primeira história em BD, Héry, em 1975. Três anos mais tarde, estabelece-se na ilha de La Réunion e começa a trabalhar para a agência Havas. Como freelancer, fornece várias ilustrações e BD’s com textos de Daniel Vaxelaire para a Tele 7 Jours. A série semanal, Aventures dans l'Océan Indien, é recolhida em álbuns pela Arts Graphiques Modernes.
Depois de descobrir a obra de Frank Frazetta, Faure desenha Adam ou la Colère de Dieu, publicada pela Glénat com o nome de Dieu, sa Fille et l'Homme. Para esta editora, produz Moïse em 1983. Faure junta-se a uma equipa de arqueólogos marítimos, o que o inspira a fazer John Bowen e Capitão Avery, aventuras de dois piratas com textos de Lize (1983 e 1984).
Faure também colabora para a imprensa juvenil: a série O Corcel Negro com argumentos de Robert Genin e baseado na obra de Walter Farley, aparece no Le Journal de Mickey. Além disso, faz adaptações para BD de Crin Blanc com o argumentista François Corteggiani (1988). Em meados dos anos 80, assume a série Les Fils de l'Aigle, novamente em colaboração com Vaxelaire. Esta série é inicialmente publicada pela Hachette, mas, mais tarde, continua em Les Humanoides AssociésArboris Theloma.
Juntamente com Nicole Nord, volta a uma de suas primeiras fontes de inspiração: a Bíblia, e começa a saga  L'Ange em Les Humanoides Associés. Mais tarde, junta-se, novamente, a Corteggiani,  e produz uma adaptação de L'Île au Trésor, de Robert Louis Stevenson. Em 1992, adapta um outro romance, desta vez de Joseph Kessel, Le Lion, com argumento de Alain Bouton e publicado pela Okapi. Durante o ano seguinte, participa num álbum coletivo de Vents d'Ouest e produz Vercors para a Okapi com Mathilde Ferguson e Bouton Alain.
Entre 1996 e 1998, ilustra a trilogia Elsa, em cooperação com Makyo para a editora Glénat. Também com Makyo, faz o terceiro ciclo da saga Balade au Bout du Monde. Em 2003, participa no projecto de Frank GiroudO Decálogo, para que o qual ilustra o nono álbum. Nesse mesmo ano, Faure cria a série Le Maître de Peinture com Makyo Richaud Frédéric para a Glénat.

Séries publicadas em Portugal:
Corcel Negro (O)Decálogo (O)

[actualizado em 24-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário