10 de outubro de 2020

Colecção Novela Gráfica (VI série) #8: Bordados

A franco-iraniana Marjane Satrapi é realizadora, pintora e autora de banda desenhada. Em 2019 a Levoir e o Público editaram Frango com Ameixas. Este ano na colecção Novela Gráfica VI apresentam o livro mais intimista da autora, Bordados, em banca a partir de hoje.

Satrapi volta às histórias de família e à sua Teerão natal e relata como no fim dos almoços na casa da sua avó, o ritual era sempre o mesmo: enquanto os homens iam fazer a sesta, as mulheres arrumavam tudo. Seguia-se uma sessão de conversas entre as mulheres da família,  onde as frustrações, o amor e temas como o casamento, o divórcio e as contradições da convivência eram partilhadas.

João Miguel Lameiras destaca no Público o significado da palavra que dá o título ao livro: “ Como a própria autora salienta numa nota de abertura, no dicionário o termo francês Broderies, além de bordado, significa igualmente uma conversa descontraída entre mulheres e também uma cirurgia reconstrutiva do hímen de modo a simular a virgindade. Todas estas diferentes acepções estão igualmente presentes nas conversas das mulheres da sua família, que a Marjane escutou e que nos transmite de forma simultaneamente sensível, divertida e comovedora.”

Joana Fernandes escreve no seu excelente prefácio: “Bordados é um livro sobre mulheres, as suas máscaras, as suas contradições, os seus medos e a forma como se afirmam perante as expectativas da sociedade que as rodeia. Um relato de tom universal, intimista, que inclui homens e mulheres numa reflexão sobre o que, como sociedade, ainda temos de desmistificar e reparar para que as mulheres percebam, de uma vez por todas, que o seu contributo é muito mais do que ser só esposa e mãe.

Colecção Novela Gráfica (VI série) #8: Bordados, Marjane Satrapi, Público/Levoir, 144 pp., p&b, capa dura, 10,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário