28 de outubro de 2020

Colecção Integral Astérix #16: Astérix entre os helvécios

"Astérix entre os helvécios" ("Astérix chez les Helvètes") é o décimo sexto álbum da série, pré-publicado na revista Pilote entre o #557 (9 de Julho de 1970) e o #578 (3 de Dezembro de 1970) e publicado em álbum em 1970.

Esta aventura inicia-se com o envenenamento do inspector de impostos romano Claudius Malosinus pelo governador corrupto de Condate (Rennes), que deseja continuar as suas orgias e ao desvio dos impostos cobrados por Roma. Malosinus envia um legionário para buscar a ajuda de Panoramix, que precisa de uma edelweiss (estrela de prata) para preparar a poção que o curará. Astérix e Obélix partem para colher esta flor rara em Helvetia, mas o governador pede ao seu colega de Genava (Genebra) que bloqueie a passagem. Felizmente, Astérix e Obélix podem contar com o estalajadeiro helvético Petisuix e um cofre do banco de Zurix, no qual passam a noite longe das pesquisas romanas. No dia seguinte, os gauleses cruzam o lago para escalar a montanha com veteranos suíços para encontrar a flor. Com a missão cumprida, os dois gauleses regressam à aldeia para curar Malosinus. Recuperado, o inspector é convidado para o banquete final (a primeira para um romano), antes de ir acertar as contas (muito mal conservadas) dos dois governadores corruptos.

Em Portugal, o episódio estreou-se através de um álbum da Livraria Bertrand em 1975, com reedição pela Meribérica [1999] e ASA [2005] e Público/ASA [2013]. As revistas Tintin (#24 a #45/5ºano) e o Jornal da BD (#57 a #64) publicaram a aventura em continuação. 

O presente volume da Salvat ainda oferece aos leitores os seguintes artigos:

  • Astérix e Obélix no país dos cucus
  • Uma missão na Helvécia
  • O fabuloso bestiário de Albert Uderzo
Colecção Integral Astérix #16: Astérix entre os helvécios, Albert Uderzo e René Goscinny, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário