2 de outubro de 2020

Colecção Novela Gráfica (VI série) #7: Andanças e Confissões de um Homem em Pijama

Depois de Memórias de um Homem em Pijama, do escritor valenciano Paco Roca, publicado em Maio pela Levoir e pelo Público, chegou a vez de Andanças e Confissões de um Homem em Pijama, em banca amanhã.

Andanças de um Homem em Pijama, de 2014 e Confissões de um Homem em Pijama, de 2017, são duas novelas gráficas publicadas separadamente na sua edição original, e que encerram a “trilogia do pijama”. Mas, apresentadas num volume duplo nesta obra. Uma trilogia de temática semi-autobiográfica que nos dá a conhecer uma etapa da carreira de Paco Roca a que a pandemia do covid-19 veio trazer uma inesperada actualidade. Uma visão cómica do seu dia-a-dia em que o autor continua a relatar a vida de um quarentão que conseguiu cumprir o seu sonho de criança de ficar em casa todo o dia de pijama vestido.

Entre Julho de 2013 e Setembro de 2014, Roca publicou na revista semanal do jornal El País duas páginas de histórias que se encontram no volume Andanças de um Homem em Pijama. Nele o autor conta as suas viagens, em que é obrigado a deixar o pijama e a sair de casa, seja para ir de férias, às compras, ou cortar o cabelo, ou ainda para conhecer os seus leitores nas viagens de promoção dos seus livros.

Este volume fecha com uma história inédita.

O terceiro volume da “trilogia do pijama” recolhe as páginas humorísticas que Paco Roca publicou no diário valenciano Las Provincias. Nestas histórias o autor centrou-se mais em si mesmo e no mundo que o rodeia, deixando de contar histórias sobre os seus amigos ou conhecidos.

O primeiro capítulo de Confissões de um Homem em Pijama tem também uma história inédita. Certeira, irónica e acutilante reflexão sobre o sistema capitalista, que é uma verdadeira aula de economia, mostrando a capacidade que Roca tem de explicar coisas complexas de forma simples e divertida.

Um livro que o autor utiliza para se rir de si próprio, o que é um dos exercícios mais saudáveis que se pode fazer na vida.

Leia-o com a roupa que entender, mas leia-o.

Colecção Novela Gráfica (VI série) #7: Andanças e Confissões de um Homem em Pijama, Paco Roca, Público/Levoir, 152 pp., capa dura, 10,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário