21 de outubro de 2020

O menir de ouro - Um livro ilustrado de Astérix

Numa edição da ASA, simultânea com o lançamento mundial, "O menir de ouro" foi escrito por René Goscinny e publicado em 1967 num “livro-disco” ilustrado por Albert Uderzo, com edição da Dargaud e selo Philips

Roger Carel empresta a sua voz a Astérix, Jacques Morel, Obélix, Jacques Jouanneau, o bardo Assurancetourix e Pierre Tornade ao chefe Abraracourcix. A música é obra de Gérard Calvi, o compositor e maestro habitual dos desenhos animados da série naquela época. 

Em 20 de Abril de 2020 é anunciado uma nova edição de livro ilustrado, posto hoje à venda. Em 2019, Albert Uderzo supervisiona a adaptação desta aventura, sendo a sua última participação na obra de Astérix.

Este álbum ilustrado propõe um novo grafismo com uma paginação mais forte, para permitir que o leitor mergulhe mais a fundo nos textos e desenhos destes dois génios da nona arte.

A partir de digitalizações das ilustrações do livro-disco de 1967, os colaboradores históricos de Albert Uderzo tiveram de recorrer a todo o seu talento druídico para restaurar os desenhos de acordo com a vontade do co-criador de Astérix. O mais difícil foi sem dúvida eliminar a trama da impressão, preservando na íntegra os maravilhosos traços a tinta de Albert Uderzo. Efectuaram igualmente uma actualização e uma calibragem das cores fiel ao acabamento original, tendo assim conferido a O Menir de Ouro um rejuvenescimento que vai seguramente congregar à sua volta não só os fãs históricos mas também novas gerações de leitores.

Além disso, para completar a experiência e permitir que os fãs de todas as gerações vivam esta aventura tal e qual a tinham imaginado os seus criadores, uma gravação áudio deste álbum ficará também disponível online, gratuitamente.

Sinopse da história: Assurancetourix espera ganhar o "Menir de Ouro", o grande prémio da competição dos bardos gauleses, com a sua canção Menhir montant (paródia de Ménilmontant de Charles Trénet de 1938). Para proteger o amigo dos romanos e de outros perigos, Astérix e Obélix  acompanham-o. Durante a competição que decorre na floresta de Carnutes, ouvimos três outros bardos, Phonographix, Tournedix e Livredix, cantando folclore Armorican (paródia ao folclore americano).

ver também Post de 27 de Abril de 2020

O menir de ouro, Albert Uderzo e René Goscinny, ASA, 48 pp., cor, capa dura, 10,90€






Sem comentários:

Enviar um comentário