30 de outubro de 2020

Colecção Integral Astérix #17: Astérix gladiador

"Astérix gladiador" ("Astérix gladiateur") é o quarto álbum da série, pré-publicado na revista Pilote do #126 (22 de Março de 1962) ao #168 (10 de Janeiro de 1963) e publicado em álbum em 1964. Em 1985, foi adaptado para desenho animado (sob o título Asterix e a Surpresa de César, que combina os episódios "Astérix gladiador" e "Astérix legionário").

Calígula Alavacomgetepus, o prefeito dos gauleses, será recebido em Roma por Júlio César. Porém, nessa ocasião, é costume oferecer um presente ao Imperator. O prefeito quer mostrar originalidade e decide oferecer um gaulês da pequena aldeia dos obstinados. Assurancetourix é capturado e enviado a Roma, onde César, sem saber o que fazer com ele, decide jogá-lo aos leões nos próximos Jogos de Circo. Mas, mesmo que Assurancetourix possa ser difícil de suportar às vezes, seu sequestro não ficará impune. Astérix e Obélix partem para Roma para recuperar Assurancetourix. Para isso, decidem tornar-se gladiadores para encontrar o bardo durante os jogos circenses. 

Este episódio estreou-se em Portugal através da revista Tintin )#49/2º ano a #18/3º ano) e, posteriormente, em álbum pela Livraria Bertrand [1973]. A aventura foi reeditada em álbum pela Meribérica-Líber [1989], ASA [2008] e Público/ASA [2013].

A presente edição tem os seguintes extras: "Astérix na arena", "Os que vão rir te saúdam" e "O verdadeiro papel de Cacofonix".

Colecção Integral Astérix #17: Astérix gladiador, Albert Uderzo e René Goscinny, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário