28 de agosto de 2019

Paolo Ongaro - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, argumentista
(Itália) Mestre, 22 de Junho de 1946

Estreia-se na BD aos 17 anos, em 1964, ao pintar as pranchas feitas a lápis por Vladimiro Missaglia; escrevendo, neste primeiro período, uma história que será publicada por um semanário milanês. No final da década de 1970, começa a colaborar com vários editores, como Gino Sansoni, para quem  realiza algumas histórias publicadas na revista Horror.
A partir de 1970, inicia uma colaboração assídua com várias revistas como L'Intrepido e Il Monello. De 1971 a 1973, colabora com no estúdio IF, realizando várias histórias para outras revistas como Diabolik, Il Giornalino, Corriere dei ragazzi, bem como SuperGulp! (1975) e a Storia d'Italia, uma série de BD de Enzo Biagi (1978) para a Mondadori. Com Biagi, colabora, em 1989, para a revista Second World War. Na segunda metade da década de 1970, colabora com a revista Tarzan, e realiza histórias de guerra para a editora britânica Fleetway, enquanto que para o Corrier Boy cria L'Immortale.
Na década de 1980. realiza histórias de desporto para o Gazzettino dello Sport e para o Guerin Sportivo, criando a série Azzurro com biografias de grandes futebolistas italianos, A História dos Jogos Olímpicos (reimpresso em volume por Mondadori em 1996) e o Giallo della Fórmula. 
Para a editora francesa Larousse desenha as séries A Descoberta do Mundo e História do Far West, bem como histórias para as revistas L'Écho des Savanes e Pif. A partir de 1986, começa a desenhar histórias para a Mickey Mouse. Igualmente para a Disney, faz as brochuras "Speciale Magia" com o mágico Silvan. No final da década de 1980, regressa à BD com Xenio e Rally, duas séries que aparecem na revista L'Intrepido. Para a Lanciostory, desenha a série Old America, baseada em textos de Andrea Mantelli. No início da década de 1990, junta-se à equipa da série Martin Mystère, iniciando uma longa colaboração com a Bonelli. Desde 2010, edita uma revista de BD, Rici e Flay para o Centro de Reciclagem de Vedelago, com o objectivo de aumentar a consciencialização dos jovens sobre a reciclagem. Em 2012, lança Caravaggio, uma série de BD publicada na revista Skorpio, com textos de Roberto Recchioni e Giulio Antonio Gualtieri.
Além da actividade de banda desenhada, Ongaro actua como pintor e ilustrador profissional,  colaborando em publicidade e comunicação. Está continuamente envolvido em colaborações como ilustrador e artista de capa de revistas para a Mondadori, Corriere della Sera-Rizzoli, Ed. Paoline, Fabbri, e jornais como Il Gazzettino, Il Giorno, Corriere dello Sport, Il Resto del Carlino, Tuttosport, La Nazione

Séries publicadas em Portugal:

[actualizado em 28.08.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário