18 de agosto de 2019

GIl Kane - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Eli Katz
Desenhador
(Estónia) Riga, 6 de Abril de 1926 - (EUA) Florida, 31 de Janeiro de 2000

A família de Kane muda-se para os EUA em 1929, estabelecendo-se no Brooklyn. Aos 16 anos, enquanto estudava na High School of Industrial Art, começa a trabalhar em estúdios como assistente. Abandona os estudos para trabalhar a full-time como ilustrador. Nos anos seguintes passa por diversos estúdios (inclusive na Timely Comics, que mais tarde se tornaria a Marvel), aprendendo com artistas de destaque como Jack Kirby e Joe Simon. Alista-se no exército durante a II Guerra Mundial, interrompendo a sua carreira. 

No final da década de 1950, Kane participa intensamente nas publicações da DC Comics, ajudando a modelar a Era de Prata dos Comics ao tornar-se o artista principal de uma série de novos títulos de super heróis baseados em personagens da década de 1940, como Lanterna Verde e Eléktron. Continua a trabalhar para a Marvel, ilustrando muitas de suas principais revistas na década de1960, como Homem Aranha, Hulk e Capitão América. O seu estilo distinto, que combinava as figuras detalhadas de Frank Frazetta com a violência estilizada e os movimentos exagerados de Jack Kirby, influencia bastante outros artistas da Marvel durante essa época.

Entre os projetos paralelos de Kane estavam dois longos trabalhos que ele escreve e ilustra: His Name is…Savage (1968) e Blackmark (1971). Fugindo dos padrões da época, as duas obras foram publicadas em um único volume ao invés de em série, sendo consideradas exemplos de protótipos do formato graphic novel. Durante as décadas de 1970 e 1980, cria uma tira de jornal, Star Hawks, além de modelar o visual de vários personagens da editora Hanna-Barbera.

Em homenagem ao seu trabalho de mais de cinco décadas, Kane é incluído tanto no Hall of Fame do Prémio Eisner, quanto no Hall of Fame Jack Kirby do Prémio Harvey em 1997.

Séries publicadas em Portugal:
Batman, Conan, Homem-Aranha, Jason Drum, Lanterna Verde, Star Hawks

[actualizado em 18-08-2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário