29 de agosto de 2019

Colecção Novela Gráfica (5ª série) #9: Como uma Luva de Veludo Forjada em Ferro

Chega hoje às bancas o nono volume da 5ª série da colecção Novelas Gráficas, editada pela Levoir em parceria com o jornal Público. O título escolhido, Como uma Luva de Veludo Forjada em Ferro, de Daniel Clowes foi publicado originalmente em dez partes (de 1989 a 1993) na revista Eightball.

O autor, nascido em Chicago, estudante de arte no Pratt Institute de Brooklyn, em Nova Iorque, é vencedor de inúmeros prémios, incluindo mais de uma dúzia de Harveys, os prémios profissionais dos comics, e seis Eisners, o galardão máximo da BD americana. É também vencedor de um prémio literário PEN. Estreou-se como caricaturista com uma história na revista Love & Rockets (de Jaime e Gilbert Hernandez). Actualmente é um dos nomes mais significativos dos comics alternativos norte-americanos. A atmosfera noir das suas histórias tem influenciado uma geração de cartunistas e artistas gráficos. Conhecido no nosso país pelas suas obras mais realistas, como Mundo Fantasma, os leitores portugueses irão descobrir aqui um dos seus mais estranhos e surreais livros.

Tendo já sido descrita como “uma assustadora jornada de loucura”, esta novela é, na verdade, uma história policial cheia de reviravoltas narrativas, muitos toques grotescos e momentos de puro horror. Ao assistir a um estranho filme, com o título Como uma Luva de Veludo Forjada em Ferro, no final do filme o jovem Clay Loudermilk reconhece na protagonista, a actriz Barbara Allen, a figura da sua ex-esposa desaparecida alguns anos antes.

Decidido a encontrá-la, consulta um guru que tem todas as respostas e atende as pessoas na casa de banho do cinema porno, que lhe diz que o filme pertence à produtora Interesting Productions do Dr. Wilde situada numa cidade próxima, Gooseneck Hollow.

Decidido a encontrá-la, Clay ruma à cidade onde o filme foi produzido. Pelo caminho encontra gente estranha, entre freaks, extra-terrrestres ou uma seita feminista violenta liderada por um homem, entre outras. Como uma Luva de Veludo Forjada em Ferro não é uma obra fácil e, provavelmente, não agradará a todos, mas é uma experiência que deve ser provada nem que seja para poderem apreciar a forma como o autor conseguiu expor artisticamente a perturbação humana.

Colecção Novela Gráfica (5ª série) #9: Como uma Luva de Veludo Forjada em Ferro, Daniel Clowes, Levoir, 144 pp., p&b, capa dura, 10,90€






Sem comentários:

Enviar um comentário