8 de agosto de 2019

Colecção Novela Gráfica (5ª série) #6: Goradze - Zona de segurança

A Levoir e o Público voltam a um género de BD, a que se convencionou chamar BD reportagem. Em 2016, na colecção Novela Gráfica foi publicado Fax de Sarajevo, relato da Guerra da Bósnia contado na primeira pessoa. Hoje está nas bancas Gorazde: Zona de Segurança, galardoado em 2001 com o Eisner para Melhor Novela Gráfica, é a obra-prima de Joe Sacco e o livro que fez dele um dos jornalistas mais notáveis da América.

Sacco nascido em Malta, em 1960, e naturalizado norte-americano, formou-se em jornalismo na Universidade do Oregon. Repórter e desenhador Joe Sacco faz em Gorazde: Zona de Segurança, um relato contemporâneo e impressionante das atrocidades cometidas contra a população muçulmana durante a Guerra da Bósnia. Anteriormente o autor publicou Palestina onde apresenta o período que passou nos territórios ocupados e com o qual ganhou o American Books Award em 1996.

Gorazde fica na parte mais oriental da Bósnia, uma das partes do país que mais sofreu com a guerra. Ali, a população muçulmana era cercada e assassinada pelas forças sérvias, que pretendiam fazer uma limpeza étnica na região. Numa tentativa de tentar proteger a população muçulmana, a ONU criou áreas de segurança: locais onde a população bósnia era confinada e de onde não podia sair. Isolada, atacada, bombardeada ao longo de três anos e esquecida da media internacional – o foco estava na capital, Sarajevo – a população muçulmana da cidade resistiu, entre privações e solidariedade, tragédias individuais e laços afectivos.

Entre 1995 e 1996, Sacco visitou Gorazde por 4 vezes, tendo ficado um total de 40 dias, ali entrevistou sobreviventes e refugiados, visitou hospitais e locais de conflito. Foi um dos poucos jornalistas que tirou os olhos da capital e apontou os holofotes para o interior do país.

Sem a sua intervenção, Gorazde: Zona de Segurança, nunca poderia ter sido contada. O resultado é uma obra que põe a nu o lado não mostrado da Guerra da Bósnia, que conta a história de homens, mulheres e crianças que tentaram sobreviver a bombardeamentos, à fome ou a violações.

O uso do preto e branco e o detalhe dos desenhos de Joe Sacco fazem deste livro uma obra a não perder.

Colecção Novela Gráfica #6: Goradze - Zona de segurança, Joe Sacco, Levoir/Público, 240 pp., p&b, capa dura, 10,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário