27 de agosto de 2019

Guido Buzzelli - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, argumentista
(Itália) Roma, 27 de Julho de 1927 – 25 de Janeiro de 1992

Frequenta a Academia de São Lucas e, inicialmente, decide seguir os passos de seu pai, a pintura. Contudo, entra na oficina de Rino Albertarelli, um dos principais artistas de fumetti italianos da época, estreando-se na década de 1950 na revista Zorro. Paralelamente, produz capas para revistas da editora Fratelli Spada. Outras bandas desenhadas de Buzzelli da época incluem Susan Bill, Alex l'eroe dello spazio, Bill dei Marines, Bambola e Dray Tigre.
Mais tarde, muda-se para Espanha e depois para Inglaterra, onde produz a tira Angélique para o Daily Mirror. Após o seu retorno a Itália e o seu casamento com Grazia de Stefani (1960), dedica-se à pintura. Mas regressa à BD com um projecto pessoal, La rivolta dei racchi (1966), uma história de fantasia contendo uma metáfora sarcástica da luta de classes; o trabalho seria publicado apenas em 1970 em França, na revista Charlie Hebdo. É logo considerado como um dos artistas de BD mais elogiados em França e, mais tarde, também em Itália, com outras histórias como I Labirinti (1970), Zil Zelub (1972), Annalisa e il diavolo (1973), L'intervista (1975), L'Agnone (1977), La guerra videologica (1978), todas misturando temas sociais com atmosferas fantásticas e oníricas.
Em 1973, recebe o prémio Yellow Kid como melhor ilustrador e autor no Festival de Lucca, seguido em 1979 pelo equivalente francês, o Crayon d'Or. Começa a colaborar em revistas e jornais como Linus, Alter Linus, Paese Sera, Il Messaggero, L'Espresso, L'Eternauta, Psico, Corriere dei Ragazzi, Arte em Quadrinhos, Playmen, Menelik, L'Unità e, em França, Pilote, Métal Hurlant, À Suivre, Circo, Le Monde, Fluide Glacial e outros. Sob o pseudónimo de Blotz, cria várias ilustrações eróticas publicadas em França no Charlie Mensuel, bem como nas coleções Démons e Buzzelliades.
Em 1976, Buzzelli ilustrou L'uomo del Bengala para a Sergio Bonelli Editore; para a mesma editora, desenha o primeiro volume gigante de Tex Special, escrito por Claudio Nizzi (1985). Na década de 1980, colabora com a televisão italiana e é professor no Instituto Europeu de Design.

Séries publicadas em Portugal:

One-shots publicados em Portugal:
  • Johnny, o rei da selva, Zorro #74 a #81
  • Zil Zelub (Zil Zelub), 1972, Álbum Editorial Presença [1973]
  • Ressurreição (Resurrezione), Buzzelli e Grazia de Stefani, O Mosquito (5ª série) #7
[actualizado em 22.08.2020]


Sem comentários:

Enviar um comentário