22 de agosto de 2019

Colecção Novela Gráfica: Dias sombrios

A história Dias Sombrios é a obra escolhida para o oitavo livro da colecção Novela Gráfica, hoje em banca. A presente edição da Levoir e do Público inspira-se em factos reais passados durante a Segunda Guerra Mundial. Em 10 de Janeiro de 1944, um Junkers Ju 88 alemão é abatido por um Bristol Beaufighter britânico durante um feroz combate sobre os céus de Ibiza, tendo caído na costa ao norte de Portinatx. Dias Sombrios é baseado no romance homónimo do escritor Lluís Ferrer Ferrer publicado em 2015, que, com base neste acontecimento real, construiu uma história de  ficção, indo até 1962, alimentando-se dos personagens e circunstâncias reais.
Grande coleccionador e especialista em banda desenhada, com livros publicados sobre o tema, decidiu, anos mais tarde, convidar o desenhador veterano Juan Escandell para adaptar a obra à banda desenhada numa novela gráfica. Escandell é um dos nomes mais relevantes da escola da editora Bruguera, editora espanhola cuja história foi evocada no livro O Inverno do Desenhador, de Paco Roca, publicado na colecção Novela Gráfica de 2016, cumprindo este ano 60 anos de carreira.
Em 1973, Juan Escandell começou a trabalhar para o mercado francês, onde criou Antarès a sua personagem de maior sucesso. Para este trabalho, o desenhador optou por um estilo inspirado nas BDs de guerra do passado, como as que eram publicadas na antiga revista O Falcão, dando assim um visual retro à história.
Escandell pode ainda orgulhar-se de ter trabalhado para a Disney e também para variadíssimas agências internacionais. Em 2009, o ilustrador espanhol foi homenageado com uma exposição retrospectiva Juan Escandell, 50 anos de tebeos, 1959-2009.
A lenda viva do tebeo espanhol ganhou recentemente o prestigiado prémio Historieta 2017 pela totalidade da sua obra realista. É este nome incontornável da BD espanhola do século XX que este livro dá a descobrir aos leitores.

Colecção Novela Gráfica: Dias sombrios, Juan Escandell e Lluís Ferrer Ferrer, Levoir/Público, 88 pp., p&b, capa dura, 10,90€






Sem comentários:

Enviar um comentário