23 de agosto de 2019

Brian Michael Bendis - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista
(EUA) Cleveland, 18 de Agosto de 1967

Aos 19 anos, inicia os estudos no Clevand Institute of Art, enquanto trabalha numa loja de banda desenhada. Os seus primeiros trabalhos são ilustrações para revistas e jornais locais, incluindo caricaturas. Na editora Caliber, começa a publicar bandas desenhadas do género policial noir, escritas e desenhadas por si no primeiro quinquénio da década de 90. No segundo quinquénio, Jinx e outras bandas desenhadas são republicadas pela Image, valendo-lhe o seu primeiro Prémio Esiner, onde também realiza o argumento de vários números para Sam and Twitch e Hellspwan, bem como cria material próprio como Torso e mais números de Jinx. Com Powers, escrito por si, foi galardoado com prémios Eisner, Harvey e Eagle. Na Oni, é editada a autobiografia em banda desenhada Fortune and Glory.
Em 2000, começa a ser publicado, enquanto argumentista, pela Marvel com Ultimate Spider-Man. O enorme sucesso, origina a expansão do Universo Ultimate para vários títulos, muitos dos quais escritos por Bendis. Para além do Universo Ultimate, escreve outros títulos para a editora, seja em chancelas próprias (como Alias, que inaugura a chancela MAX, e Powers na chancela Icon), seja na linha principal, como Daredevil e The Pulse. Em 2002 e 2003, é galardoado com mais três Prémios Eisner. Em 2004, Bendis escreve Avengers Disassembled, o primeiro superevento de vários que sucederiam no universo Marvel, os quais frequentemente provocaram alterações naquele, seja nas relações entre personagens e/ou aparecimento de novos grupos (como os New Avengers). Seguiram-se outros supereventos e crossovers, como House of M, Secret Invasion e Age of Ultron.
Em 2018, Bendis começa a trabalhar exclusivamente para a DC Comics. Para além do relançamento do personagem Super-Homem, a editora relançou trabalhos autorais previamente publicados pela Image e a chancela Icon da Marvel, bem como os novos trabalhos Pearl e Covers, sob a chancela Jinxworld. Trabalha na área da criação, produção, escrita de guiões e consultoria para séries televisivas, filmes e videojogos da Marvel ou de criações suas.

Séries publicadas em Portugal:
Guardiões da Galáxia, Homem-Aranha, Jessica Jones, Novos Vingadores, Powers, Ultimate Homem-Aranha, Velho Logan (O), Vingadores, Vingadores Secretos, X-Men/Vingadores

One-shots publicados em Portugal:
  • Guerra secreta, Gabrielle Dell'Otto e Bendis, Álbum Editorial Salvat [2015]
[actualizado em 23.08.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário