14 de julho de 2018

Victor De La Fuente - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Pedro Victor De La Fuente Sanchez
Argumentista, Desenhador
(Espanha) Ardinasa de Llanes, 1927 - (França) Mesnil Saint-Denis, 2 de Julho de 2010

Victor de la Fuente iniciou-se na BD nos anos 40 nos estúdios López Rubio. À época, colabora em revistas como Maravillas, Palayos Flechas e Chicos. Parte depois para o Chile, onde funda uma agência de publicidade. Contudo, continua a trabalhar na BD, co-lançando a revista El Peneca e desenhando para a Dell Publishing de Nova Iorque. Em 1959, volta à Europa, onde ilustra várias histórias sobre guerra para a Fleetway de Londres, assim como para a Thompson DC.
Em 1967, conhece o argumentista Victor Mora, criando, no ano seguinte, o western Sunday. Após desenhar doze episódios da série, volta à publicidade. Para a revista TrincaDe la Fuente cria Mathai Dor e Haxtur e para as revistas Eerie Creepy desenha várias histórias curtas. Em meados dos anos 70, De la Fuente regressa ao género do western com Amargo, publicado pela Hachette. Colabora em séries históricas diversas como L'Histoire de France en Bandes dessinées e Charles de Gaulle.
No campo da fantasia, cria Haggarth para a revista À Suivre. Depois de alguns trabalhos para Elvifrance e um western erótico (Mortimer), lança em 1979 a série Les Gringos, escrito por Jean-Michel Charlier. A série foi recuperada nos anos 90 com argumentos de Guy Vidal. A partir de 1983, De la Fuente trabalha com Victor Mora em Os Anjos de Aço, publicado na revista Pilote e, mais tarde, na Charlie Mensuel. Na década de 80, De la Fuente trabalha com o argumentista François Corteggiani na série Francis Falko e alguns episódios da série Tex Willer. Na década de 90, Victor de la Fuente junta-se ao argumentista Alejandro Jodorowsky (Dieu Jaloux) e Patrick Cothias (Josué de Nazaré).

Séries publicadas em Portugal:
Anjos de AçoFrancis FalkoHaxturMathai-DorSunday

[actualizado em 18-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário