Pelo segundo ano consecutivo, a livraria e editora portuguesa Kingpin Books é finalista do prémio norte-americano Eisner de melhor livraria do mundo especializada em banda desenhada, anunciou a organização.
De acordo com a convenção norte-americana Comic Con, que decorre em San Diego, entre as cinco livrarias finalistas ao prémio Will Eisner Spirit of Comics Retailer 2018 está a Kingpin Books, em Lisboa.
Fundada há 19 anos pelo editor Mário Freitas, a Kingpin Books começou por ser uma livraria online focada sobretudo na BD dos Estados Unidos. Em 2002 abriu uma loja física e, em 2008, iniciou actividade como editora de banda desenhada portuguesa e, mais tarde, estrangeira. Actualmente, é uma das maiores lojas portuguesas dedicadas à BD e à cultura pop.
Da lista de cinco finalistas faz ainda parte a livraria irlandesa Big Bang Comics, fundada em 2011 em Dublin, e na qual trabalha o português Bruno Batista.
Lisboeta, Bruno Batista contou à agência Lusa que vive na República da Irlanda desde 2006 e que actualmente é coproprietário da livraria, que já esteve anteriormente nomeada para aquele prémio. Antes de emigrar para aquele país, Bruno Batista contou que chegou a trabalhar na Kingpin Books, em Lisboa.
As livrarias Cape and Cowl Comics (Estados Unidos), a Norma Comics (Espanha) e a Traveling Man (Reino Unido) são as restantes finalistas.
A livraria vencedora será conhecida na sexta-feira à noite, no âmbito dos prémios anuais Eisner, da indústria da banda desenhada, durante a Comic Con, a convenção norte-americana dedicada à cultura e entretenimento pop.
Os prémios foram baptizados com o nome do autor e editor norte-americano de BD Will Eisner, que morreu em 2005.
In Lusa
In Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário