21 de julho de 2018

Paul Cuvelier - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(Bélgica) Lens, 22 de Novembro de 1923 - 5 de Agosto de 1978

Paul Cuvelier é um dos artistas clássicos da BD franco-belga, tendo sido um dos fundadores da revista Tintin, juntamente com Hergé, Jacques Martin P. Edgar Jacobs. A sua primeira ilustração foi publicada no Le Petit Vingtième com apenas 7 anos de idade, seguindo os seus estudos na Academia de Belas Artes de Mons. É Hergé que, em 1945, sugere a Cuvelier para iniciar uma carreira na BD.
Está presente na revista Tintin a partir do primeiro número com o primeiro episódio da série Corentin com argumento de Jacques Van Melkebeke.
A partir de 1947, Cuvelier ilustra algumas tiras de publicidade para a marca de chocolate Côte d'Or. Retorna à BD em 1958, começando a trabalhar novamente em Corentin. Dois anos depois, inicia a série medieval Flama de Prata, com Greg no argumento.
Em 1964, inicia uma outra série sobre o pequeno índio Wapi com argumento de Benoî e, mais tarde, de Jacques Acar. Assume o desenho de Line com textos de Greg, uma série que foi originalmente desenhada por Françoise Bertier e André Gaudelette. Em 1967, desenha Epoxy, uma série erótica, escrita por Jean Van Hamme.
Inicia uma nova série, Corentin et l'Ogre Rouge, mas não resiste a um par de páginas. Faz várias ilustrações eróticas para a revista Privé. Inicia os preparativos de uma exposição chamada Fillettes, mas tem que ser cancelada devido a uma doença prolongada.

Séries publicadas em Portugal:
CorentinFlama de PrataLineWapi

One-shots publicados em Portugal:
  • Naquele tempo... (En ce temps-la), 1956, Cavaleiro Andante #171
  • Se a Ilíada me fosse contada (Si l'Iliade m'était conté), 1956, Mundo de Aventuras Especial #32; Selecções Tintin #2
[actualizada em 21-09-2018]

Sem comentários:

Enviar um comentário