15 de julho de 2018

André Juillard - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(França) Paris, 9 de Junho de 1948

Nascido em ParisJuillard inicia a sua carreira em 1974 na revista Formule 1, com La Longue Piste de Loup Gris. Faz uma adaptação de Roméo et Juliette para a revista Djin. Em 1976, dá início à sua primeira série, Bohémond de Saint-Gilles, com argumento de Claude Verrien, publicada na revista Formule 1. Simultaneamente, inicia Isabelle Fantouri com argumento do escritor Josselin (1976-1980) para a revista Djinn. Na mesma revista, produz, em 1978, Les Cathares com Dider Convard.
Produz várias histórias curtas para as revistas Djin, Fripounet, Joker, Historiques Okapi, bem como Sens Dessus Dessours na Pif Gadget, baseado na obra de Júlio Verne. Também para a Pif Gadget, cria Máscara Vermelha em colaboração com Patrick Cothias e, também, algumas histórias com argumentos de Jean Ollivier. Em 1982, na revista Circus (mais tarde na Vecu), dá início à série, mais uma vez, com Cothias, à sua série mais famosa, As 7 Vidas do Gavião. Para as mesmas revistas, em 1983, produz Arno, com Jacques Martin. Desde 1984, é um colaborador regular de adaptações em BD de romances para a Je Bouquine.
Além de várias séries, Juillard é autor de várias histórias independentes, como Deux Mille Ans d'Histoire de Loiret, Deux Mille Ans d'Histoire de Calvados, de Le Secret de la Cathédrale, Cheminot, Le Tonkinois e La Vallée des Hommes perdusJuillard também é um ilustrador versátil de capas de livros, postais e cartazes. Em 1993, cria uma série humorística, Le Cahier Bleu, em que o argumento também é seu. Em 1995, cria uma nova série histórica com Patrick CothiasPlume aux Vents para a Dargaud. A partir de 2000, é escolhido para desenhar a série Blake & Mortimer, o clássico de Edgar Pierre Jacobs, criando novos episódios com o escritor Yves Sente.

Séries publicadas em Portugal:
ArnoBlake & Mortimer, LenaMáscara VermelhaSete Vidas do Gavião (As)

[actualizado em 13.02.2022]

Sem comentários:

Enviar um comentário