14 de julho de 2018

Hereges!

Esta narrativa gráfica divertida e esclarecedora conta a empolgante história dos pensadores do século XVII que desafiaram a autoridade - às vezes arriscando a exclusão, prisão e até a morte - para estabelecer as bases da filosofia e da ciência modernas e ajudar a inaugurar um novo mundo. Com diálogos magistrais e ilustrações sugestivas, Hereges! proporciona uma introdução única ao nascimento do pensamento moderno em banda desenhada - inteligente, elegante e muitas vezes divertida. 

Os seus protagonistas são filósofos e cientistas questionadores e controversos como Galileu, Descartes, Espinosa, Locke, Leibniz e Newton, que mudaram de forma substancial a maneira como vemos o mundo, a sociedade e a nós mesmos, pondo tudo em causa, desde a ideia de que a Terra é o centro do Universo à noção de que os reis têm o direito divino de governar. Mais apegados à razão do que à fé, esses pensadores defenderam novas perspectivas, encaradas como escandalosas, sobre a natureza, a religião, a política, o conhecimento e a mente humana. 

Hereges! conta a história das ideias, vidas e tempos desses pensadores de uma maneira diferente e cativante. Acompanhando por toda a Europa as viagens e exílios desses vultos, a narrativa descreve os encontros e confrontos entre si - assim como os confrontos com as autoridades religiosa e régia - relatando os momentos-chave de um dos mais brilhantes períodos da história da filosofia e da ciência modernas.

Hereges!, Ben Nadler e Steven Nadler, Gradiva, 184 pp., p&b, capa flexível, 17,50€

Sem comentários:

Enviar um comentário