11 de julho de 2018

Colecção Novelas Gráficas (4ª série) #6: Uma irmã

Foi hoje para as bancas mais um volume da colecção Novelas Gráficas de 2018. Trata-se da obra "Uma irmã" ("Une soeur") de Bastian Vivès, publicada em 2017.

Bastian Vivès é um dos mais inovadores e mais produtivos autores da BD franco-belga, co-criador da série Last Man e autor de Polina, publicado pela Levoir e pelo Público em 2017 e adaptado ao cinema com realização de Valérie Müller e Angelin Preljoca. Estudou na Escola Gobelins e na ESAG Penninghen.  O seu primeiro trabalho de banda desenhada foi feito através do seu próprio estúdio em Paris. Sob o nome de Bastien Chanmax.

Vivès já recebeu os prémios Autor Revelação Angoulême 2009, com Le Goût du chlore,  o Prémio dos Livreiros de BD 2011 e o Grande Prémio da Crítica de BD Francesa 2012.

Sinopse da obra:
Antoine, de 13 anos, leva uma vida pacata ao lado dos pais e do irmão mais novo, Titi, numa casa à beira-mar onde a família se encontra de férias, saboreando o Verão. Mas nessas férias, eles terão a visita de uma amiga da mãe que acabou de sofrer um aborto espontâneo e da sua filha adolescente de 16 anos, Hélène.

O que era para ser mais um Verão passado em família, rapidamente se transforma numas férias verdadeiramente inesquecíveis para Antoine, que acaba por descobrir em Hélène mais do que uma amiga: ele descobre uma infinidade de sentimentos nunca antes experimentados. Como o ter uma irmã mais velha, que lhe apresenta o mundo, o ensina a dançar, a beber e muito mais. Mas, ao mesmo tempo vão-se descobrindo um ao outro e o fascínio do primeiro amor.

O jornal francês Le Monde, num comentário sobre "Uma Irmã", disse: “Às vezes cru. Também muito sensual. Mas nunca falso, nem no tom nem no desenho, quase minimalista, próximo à abstracção.”

Colecção Novelas Gráficas (4ª série) #6: Uma irmã, Bastian Vivès, Levoir, 224 pp., p&b, capa dura, 10,90€ com o jornal Público





Sem comentários:

Enviar um comentário