13 de julho de 2018

Alfonso Font - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, Desenhador
(Espanha) Barcelona, 28 de Agosto de 1946

Nascido em Barcelona, Alfonso Font Carreras estuda artes plásticas, começando a sua carreira realizando alguns trabalhos de ilustração para a editora Bruguera. As primeiras BD’s foram publicadas na editora Hazanas del Oeste da Toray. Para a agência Illustradas Selecciones, realiza BD’s históricas sobre a vida de criminosos famosos. Em 1970, começa a trabalhar para o mercado britânico (Black Max para a Fleetway) e no mercado americano (Warren, Skywald). Com o escritor C. Echevarria, cria Géminis.
Em 1975, estabelece-se em Paris, onde começa uma colaboração com a revista Pif Gadget. Para esta revista cria Sandberg, Père et Fils (argumento de Patrick Cothias, 1975-1977), Les Dossiers Mystère (argumentos de Solet, arte em colaboração com Carlos Giménez e Usero, 1978) e Les Robinsons de la Terre (argumento de Roger Lécureux, 1979-1982). 
Retorna ao seu país natal, onde inicia duas novas séries com Victor MoraSylvestre e Tequila Bang. Trabalha para várias revistas, como Cimoc, Circus, Tope À 1984. Para esta última, cria Clarke e Kubrick, dois personagens de ficção científica.
Em Cimoc, apresenta o seu personagem da aviação Frederico Mendelssohn Bartholdy. Também para esta revista, cria, em 1983, El de las Estrellas Prisionero e a série Jann Polinésia e John Rohner, ambas em 1985. Para a Tope, desenha, no mesmo ano, Carmen Bond.
Em 1987, começa a trabalhar para a Pilote e a Charlie Mensuel, com a série Taxi. Depois de dois álbuns independentes para as editoras Planeta, reinicia a série Rohner para a editora Norma. Para a Cimoc, cria Privado e Bri d'Alban, bem como Histórias Negras, uma série policial com o escritor Juan Antonio De Blas. Em 1996, lança Dra. Dare , uma série erótica na Penthouse Comix. Dois anos mais tarde, trabalha para editora Bonelli, assegurando alguns episódios de Tex Willer. Em 2004, colabora na Pif Gadget com a série Trelawney, com argumento de Marazano

Séries publicadas em Portugal:
Alise e os Argonautas, Histórias Negras, Clarke & Kubrick, RohnerTaxi

One-shots publicados em Portugal:
  • O insondável (L’impénétrable), 1981, Font, Selecções BD (1ª série) #43
  • O cavaleiro branco (Le chevalier blanc), 1988, Font, Selecções BD (1ª série) #19
  • O oásis (?), ?, Font, Selecções BD (1ª série) #42
[actualizado a 29-1-2015]

Sem comentários:

Enviar um comentário