30 de junho de 2018

Fátima, o dia em que o Sol dançou...

As aparições de Fátima já foram objeto de várias adaptações à banda desenhada editadas em português. A primeira adaptação que temos conhecimento foi a de Duarte Gravito, numa edição da Campo Verde em 1978. Eduardo Teixeira Coelho também desenhou a história do milagre de Fátima em álbum editado pela Editorial Futura em 1985 e reeditado pela Meribérica-Líber em 2001. Também foi lançado em 1992 pelas Éditions du Signe uma versão portuguesa desenhada por Marcello Raphael. Finalmente, Fernand Cheneval desenhou em 1963 uma história curta de Yves Duval intitulada "Fátima terra eleita de Nossa Senhora", publicada entre nós pelas revistas Pisca-Pisca (1969) e Mundo de Aventuras (1982).

Recentemente, as Edições Paulinas editaram a versão portuguesa de "Fátima, o dia em que o Sol dançou..." desenhada por Dominique Bar e escrita por Gaëtan Evrard, dois autores com muitas publicações em banda desenhada de cariz religioso. 

Sinopse da editora:
O desafio aqui assumido pelos autores Gaëtan Evrard e Dominique Bar foi o de tentar descrever a Luz que preencheu os corações dos videntes Jacinta, Francisco e Lúcia, naquele longínquo 1917, quando tiveram a graça de se encontrarem, frente a frente, com a Mãe de Deus, em Fátima, ao longo de seis aparições. Tê-lo-ão conseguido? A resposta encontrar-se-á nos sentimentos que a leitura destas páginas suscitar no coração dos seus leitores. «A Igreja, que não é chamada a ter sucesso ou a vencer o mundo, poderá aprender muito» sobre a santidade, tanto das vidas e experiências dos videntes como daqueles que, «sem terem visto, acreditam».

Fátima, o dia em que o Sol dançou..., Dominique Bar e Gaetan Evrard, Paulinas, 42 pp., capa dura, cor, 12,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário