6 de junho de 2018

Coleção: Novela gráfica (IV Série) vol. 1 - Os guardiões do Louvre

Pelo quarto ano consecutivo a Levoir e o jornal Público editam a Colecção de Novela Gráfica. Este ano com publicação à quarta-feira. Escolhemos a obra do mestre Jiro Taniguchi, "Os Guardiães do Louvre", para o lançamento da colecção de Novela Gráfica 2018, composta por 12 volumes e cujo lançamento em banca é no dia 6 de Junho. Cada livro é uma edição de coleccionador em capa dura por mais 10,90€.

"Os Guardiães do Louvre", foi o último trabalho de Taniguchi para o mercado francês e que surge aqui editado no sentido de leitura original para o qual foi concebido — isto é, no sentido de leitura japonês, em que a leitura é feita de forma invertida, da direita  para a esquerda —, o que acontece pela primeira vez nesta colecção. Taniguchi faz do Museu do Louvre e dos seus guardiões (nos mais diversos sentidos) os protagonistas de uma belíssima história com toques autobiográficos, que é uma declaração de amor ao Louvre e às relações artísticas entre a França e o Japão, magnificamente ilustrada numa delicada técnica de aguarela. A história acompanha um estudante de artes que aproveita uma folga para visitar o Louvre. Ao chegar a Paris, o rapaz adoece com febre alta chegando mesmo a delirar, mas decide realizar a visita mesmo assim. Lá ele encontra os Guardiões do Louvre, espíritos de obras e autores que habitam o local. Com uma narrativa contemplativa, é apresentado o espaço e alguns episódios ligados à sua história, como a transferência dos objectos do museu durante a Segunda Guerra Mundial para que as obras não caíssem nas mãos dos nazis. Taniguchi trabalha cada página com esmero. A história presta reverência à arte, tratando as obras com respeito e admiração, e o passeio pelo ambiente impressiona pela riqueza de detalhes e pelo olhar apaixonado que o autor nos transmite em cada página.

Jiro Taniguchi (1947-2017) publica a sua primeira obra no início da década de 1970. A descoberta da banda desenhada europeia, marca uma viragem na obra de Taniguchi, que opta por trabalhar sozinho, escrevendo e desenhando as suas próprias histórias. A partir de 1991, a sua obra assenta na sua experiência pessoal e na atenta observação, profundamente humana, dos seus semelhantes e do seu quotidiano.

Colecção Novela gráfica (IV Série) vol. 1: Os Guardiães do Louvre, Jiro Taniguchi, Levoir, 152 pp., cor, capa dura, 10,90€









Sem comentários:

Enviar um comentário