26 de novembro de 2023

Tamanhas eram as alegrias

Mais uma obra de George Orwell adaptada a banda desenhada. Desta vez trata-se de Tamanhas eram as alegrias, editada pela editora Cavalo de Ferro,  com adaptação de Sean Michael Wilson e desenhos de Jaime Huxtable.

Este ensaio autobiográfico foi provavelmente redigido em 1939–40, revisto em 1945–46, e concluído em Maio ou Junho de 1948.

Such, Such Were the Joys foi publicado pela primeira vez pela Partisan Review em 1952, dois anos após a morte de Orwell.

Tamanhas eram as alegrias é a descrição pretensamente fiel dos anos de formação do autor de 1984 e de A Quinta dos Animais, entre os oito e os treze anos, de 1911 a 1916, enquanto aluno no colégio interno de St. Cyprian's, em Inglaterra. Conhecido pela sua crítica aos mecanismos do Poder e da Autoridade, Orwell narra a sua experiência pessoal, as prepotências e as iniquidades que sofreu nessa escola de elite, tecendo uma implacável crítica aos métodos de ensino da época, dirigidos à perpetuação de uma sociedade inglesa classista e injusta.

Tamanhas eram as alegrias, Sean Michael Wilson e Jaime Huxtable, Cavalo de Ferro, 112 pp., p&b, capa mole, 18,85€


Sem comentários:

Enviar um comentário