20 de novembro de 2023

A espera

Premiado com o Prix BDGest de melhor novela gráfica da Ásia, A Espera explora o trauma geracional causado pela separação forçada das famílias durante a divisão entre a Coreia do Norte e do Sul.

Com alguns traços autobiográficos, Keum Suk Gendry-Kim reconstrói a difícil realidade vivida pelo rebentar da guerra, a fuga de milhares de refugiados para sul e a subsequente espera, muitas vezes eterna, pelo reencontro com os familiares perdidos nessa fuga.

Considerada BD do ano pelo The Washington Post, Forbes e Publishers Weekly​.

«Há um imediatismo, uma intimidade, que emerge destas pranchas, que mostram a memória e o trabalho artístico como processos inacabados. Gendry-Kim sugere que nada está fixo.»

LOS ANGELES TIMES

«Keum leva o leitor para alguns dos compartimentos mais inacessíveis do coração humano, lugares que estão praticamente fechados à maioria dos visitantes - e, no entanto, fá-lo quase casualmente, a economia severa dos seus desenhos não servindo de guia para o poder emotivo duradouro que contêm. Que talento!»

THE GUARDIAN

Sinopse

Gwijá tem noventa e dois anos e vive na Coreia do Sul. Após sete décadas de espera, ainda mantém o desejo de reencontrar o filho mais velho, de quem se separou quando seguia numa coluna de refugiados que fugiam do norte da Coreia. Gwijá teve de parar para amamentar a filha bebé e perdeu o marido e o filho no meio da multidão. Agora, num encontro organizado pela Cruz Vermelha, a sua amiga Jeong-Sun reencontra a irmã mais nova, após sessenta e oito anos de separação. Gwijá só deseja ter a mesma sorte e voltar a encontrar o filho.

Em 1950, a Guerra da Coreia separou famílias inteiras, que ficaram de lados opostos de uma fronteira intransponível. A partir das entrevistas que Keum Suk Gendry-Kim conduziu e dos vários testemunhos que reuniu (entre eles, o da própria mãe), o livro A Espera reconstrói o trauma familiar causado pela divisão da Coreia e pela guerra, e as suas dolorosas consequências.

A autora, Keum Suk Gendry-Kim nasceu em Goheung, na província de Jeolla (Coreia do Sul). Licenciou-se em Belas Artes na Universidade Sejong, em Seul, e concluiu a sua formação artística na École Supérieure des Arts Décoratifs de Estrasburgo. Viveu dezassete anos em França, onde começou a desenhar e a publicar as suas próprias novelas gráficas.

A Espera, Keum Suk Gendry-Kim, Iguana, 248 pp., p&b, capa dura, 20,95€





Sem comentários:

Enviar um comentário