O Regresso do Capitão Nemo, é baseado no romance de Júlio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas, publicado entre 1869 e 1870, que conta as aventuras de três náufragos capturados pelo Capitão Nemo, um inventor e marinheiro que viaja pelos mares no seu navio Nautilus.
Uma criatura híbrida emerge das águas. Parte criatura animal, parte embarcação subaquática, o Nauti-polvo transporta um homem com amnésia. Onde é que esta pequena embarcação o levará enquanto viaja por lugares mais ou menos familiares? “Capitão, eu era um capitão… Eu sou o Capitão Nemo". Com imagens impressionantes a preto e branco, a história segue o herói dos romances de Júlio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas e A Ilha Misteriosa, para quem Schuiten e Peeters imaginam um novo destino.
No prefácio do livro, Hugo Pinto escreve: "Sendo considerado como o derradeiro álbum de As Cidades Obscuras, não restam dúvidas de que é um belo final – porventura agridoce para os mais acérrimos fãs – e que dignifica a enorme e inquestionável qualidade de uma série que nos deu, acima de tudo, um lugar especial de refúgio, para onde podemos viajar sempre que nos seus livros pousarmos o olhar. Um desses lugares dos quais não queremos sair".
O design da capa, da lombada e da contracapa não segue as regras da colecção Novela Gráfica.
"Le Retour du Capitaine Nemo", editado em França no corrente ano, trata-se do 12º volume da série As Cidades Obscuras.
Colecção Novela Gráfica #10: O Regresso do Capitão Nemo, Benoît Peeters e François Schuiten, Levoir/Público, 96 pp., p&b, capa dura, 13,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário