João Mascarenhas é investigador científico na área da engenharia dos materiais e dedica a maior parte do seu tempo livre à Banda Desenhada e Ilustração. Tem utilizado, sempre que possível, a Banda Desenhada para a divulgação de Ciência. Tem sido premiado e exposto em vários continentes, participado em inúmeros projectos nacionais e internacionais e editado vários fanzines, entre os quais - BDLP - em conjunto com o Olindomar Estúdio de Angola. O BDLP (que conta com a participação de autores dos países da CPLP) venceu o Prémio Nacional de BD do Festival Internacional Amadora BD em 2013 na categoria "Fanzine", e o Troféu HQ MIX 2014, no Brasil, na categoria "Destaque Língua Portuguesa". Na Banda Desenhada, este é o seu primeiro trabalho na vertente humorística, com textos de Luís Graça, um dos melhores copywriters em Portugal.
O Luís Graça existe mesmo, felizmente. E felizmente também é um grande escritor (e um dos melhores copywriter portugueses), embora as editoras não lhe tenham ligado muito.
Mesmo assim foi editado pela Oficina do Livro, Edições Polvo e pela Universitária Editora. Tendo no humor inteligente e na imaginação um tanto delirante os recursos fundamentais da sua escrita, teve a ousadia, em 2007, de lançar três livros de contos num só dia em edição de autor.
Burpszila, João Mascarenhas e Luís Graça, Escorpião Azul, 56 pp., p&b, capa mole, 13,50€
Sem comentários:
Enviar um comentário