Bob de Groot faleceu em Ottignies no passado dia 17 de Novembro, com a idade de 82 anos.
Embora conhecido principalmente como argumentista, Robert de Groot (Bob De Groot) inicia a sua carreira como desenhador. Com dezassete anos inicia os seus estudos na Academia de Arte. Durante este período, conhece Maurice Tillieux, colaborando em Félix. Nos anos seguintes, produz cerca de 300 páginas para os suplementos semanais dos jornais e histórias curtas para a revista Pilote em cooperação com Hubuc, Reiser e Fred. Com este último, cria o Agente 32, uma série de espionagem humorística.
De Groot tem uma larga colaboração com Turk, começando, em 1968, com Archimède na secção de livros de Spirou e, logo depois, na série Robin da Mata para a revista Tintin. Também para a Tintin, assume a série do agente secreto Clifton de Jo-El Azara (criado originalmente por Raymond Macherot). Em 1975, cria Léonard para o Achille Talon Magazine, novamente com Turk.
Ao longo das décadas de 70 e 80, De Groot expande as suas actividades de argumentista, escrevendo para Le Club des Peur-de-Rien (desenho de Tibet, assistido por Turk), Clorofila (arte por Dupa e Walli), Digitaline (por Jacques Landrain, a primeira história de BD criada totalmente em computador, 1989), Des Villes et des Hommes (arte de Francq) e histórias curtas para Tibet, Greg, Geri e Dany. Em 1981, escreve um episódio de Lucky Luke (O bandido maneta) com arte de Morris. Entre 1995 e 2001, colabora novamente com Morris novamente em Rantanplan, desenhada por Vittorio Leonardo, bem como dois novos episódios de Lucky Luke (Marcel Dalton, em 1998 e O artista pintor em 2001).
Em 1993, junta-se ao artista André Taymans e ao colega escritor Jean-François di Giorgio para trabalhar na série Sam Griffith, publicado pela Éditions Alpen. Em 1999 e 2000, cria Doggyguard com o artista Rodrigue. Também com Rodrigue, assume a série Clifton em 2003.
Em Portugal, podemos encontrar os seus trabalhos nas séries Clifton, Clorofila & Minimun, Isto interessa-lhe?, Léonard, Lucky Luke, Modeste & Pompon, Rantanplan, Robin da Mata, Toucky o Tucano e no one-shot Alice no país das maravilhas (Alice au pays des merveilles), com a participação de Turk, Dupa e Greg
Sem comentários:
Enviar um comentário