Com o seu traço inconfundível, Mosi retrata a vida de uma mulher de trinta anos, no seu quotidiano aparentemente simples e ao mesmo tempo universal. No caminho, recupera memórias de adolescência, em especial a forma como a maioria das raparigas se sente quando está num balneário: um espaço que tanto pode ser de amizade e conversas, como um encontro com a intimidade, o desconforto e a vergonha.
«O livro não sabe sobre o que é, porque a protagonista também não sabe quem é. É um paralelismo que resulta, que soa a honesto e que transforma A Educação Física numa obra artística, mais do que narrativa. Irá ser compreendido, sobretudo, pelas gerações que se encaixem nesta angústia contemporânea, podendo ser recebido com cinismo pelas restantes." Susana Romana in Observador
Joana Mosi é artista visual e autora de banda desenhada. É licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde é actualmente doutoranda e professora, e Mestre em Cinema, na vertente de Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Das suas obras em banda desenhada destacam-se Nem Todos os Cactos têm Picos (2017, Polvo), Both Sides Now (2020, Ao Norte), The Apartment (2022, kuš!) e O Mangusto (A Seita, 2023). Colabora regularmente com actividades e iniciativas culturais, a nível nacional e internacional. Participa activamente em festivais e conferências da área, e recentemente integrou a equipa de programação de curtas-metragens do IndieLisboa.
A Educação Física, Joana Mosi, Iguana, 176 pp., p&b, capa mole, 19,45€
Sem comentários:
Enviar um comentário