Os Lusíadas foram escritos pelo poeta português Luís Vaz de Camões e publicados em 1572. Trata-se de um poema épico, que glorifica o povo português. Narra a descoberta do caminho marítimo para a Índia pelo navegador Vasco da Gama.
Camões nasceu em Lisboa, por volta de 1524. Em 1527, durante uma epidemia de peste, em Lisboa, D. João III e a corte transferiram-se para Coimbra, os pais e Camões com apenas três anos, acompanharam o rei.
Luís de Camões viveu a sua infância na época das grandes descobertas marítimas e também no início do classicismo em Portugal. Foi aluno do colégio do convento de Santa Maria e tornou-se um profundo conhecedor de história, geografia e literatura.
Em 1537, D. João III transferiu a Universidade de Lisboa para Coimbra. Camões iniciou o curso de Teologia, mas levava uma vida irrequieta, desordeira, além da fama de conquistador, mostrando pouca vocação para a Igreja.
Em 1544, com 20 anos, deixou as aulas de teologia e ingressou no curso de filosofia. Já era conhecido como poeta. Nessa época, compôs uma elegia à Paixão de Cristo, que ofereceu ao seu tio. Os seus versos revelam que estudou os clássicos da Antiguidade e os humanistas italianos. Actualmente, é leitura obrigatória no 9º ano de escolaridade.
Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #11: Os Lusíadas I, Daniel Silvestre, João Lemos, Miguel Rocha e Pedro Moura, Levoir/RTP, 64 pp., cor, capa dura, 15,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário