2 de maio de 2023

Clássicos da Literatura em #27 e #28: Guerra e Paz


Após as adaptações dos clássicos os Maias de Eça de Queiroz, Amor de perdição de Camilo Castelo Branco, do Dom Quixote de Cervantes, de Madame Bovary de Vitor Hugo, passamos a Lev Tolstoi. O autor é reconhecido como o maior escritor russo de todos os tempos, escreveu Guerra e Paz uma das maiores criações literárias de sempre. A Levoir e a RTP editam esta obra em 2 volumes, nas bancas a partir de hoje.

Apresenta-se uma das grandes obras da literatura mundial através da leitura da banda desenhada e do dossier detalhado com a biografia, o contexto histórico, as outras obras do autor, etc.

Tolstoi nasceu em Iasnaia-Poliana, perto de Tula, Rússia, no dia 9 de Setembro de 1828, sob o governo do Czar Nicolau I, uma época conturbada com um rigoroso sistema feudal. Filho do conde Nicolau Tolstoi, de origem ilustre da mais alta aristocracia russa, e da condessa Maria Tolstaia.

Lev Tolstoi é considerado um dos maiores nomes da literatura russa, escritor, filósofo e pedagogo, foi um defensor acérrimo das minorias e dos mais desfavorecidos, um dos primeiros a insurgir-se contra a escravatura.


Aos 23 anos entra para o Exército, mas anos mais tarde, desgostoso com a profissão das armas, e com a sua experiência na guerra, pede a demissão do Exército e viaja pela Europa onde vai estudar os novos métodos de ensino, que irá colocar em prática na escola rural por si criada na propriedade da família. Nela dedica-se à educação dos seus empregados chegando a escrever livros de leitura para os ensinar.

De 1864 a 1869, Tolstoi escreve Guerra e Paz, monumental romance histórico e filosófico, descreve as guerras movidas por Napoleão contra as principais monarquias da Europa, dissecando as origens e as consequências dos conflitos e, principalmente, expondo as pessoas e as suas vulnerabilidades com uma aguçada perceção psicológica. O enredo deste romance cobre toda a campanha de Napoleão na Áustria, a invasão da Rússia pelo exército francês e a sua retirada, entre 1805 e 1820. Com mais de mil páginas na versão original, é um dos maiores romances da literatura universal.

Em Guerra e Paz, o autor mostra como as pessoas são movidas por interesses pessoais e financeiros, não dando importância para sentimentos como o amor e a felicidade.

O dossiê deste volume tem a colaboração de Alain Dallon e Gilles Thierriat, a adaptação do argumento é de Frédéric Brémaud e a ilustração de Thomas Campi.

Clássicos da Literatura em #27 e #28: Guerra e Paz, Thomas Campi e Frédéric Brémaud, Levoir/RTP, 64 pp. cada volume, cor, capa dura, 13,90€ cada volume











Sem comentários:

Enviar um comentário