SOBRE AS AUTORAS:
Sabe-se que Elena Ferrante não é o verdadeiro nome da escritora que se tornou conhecida a partir da publicação de Os Dias do Abandono, em 2002, alcançou projecção internacional com A Amiga Genial em 2011 e tem hoje dezenas de milhões de leitores em todo o mundo. A autora cresceu em Nápoles e viveu por algum tempo fora de Itália. Pelas respostas que deu por escrito a jornalistas, sabe-se também que se formou em Estudos Clássicos, traduz, ensina e é mãe. O seu primeiro romance, Um Estranho Amor, foi publicado em 1991 e dele Mario Martone fez um filme. Sobre a sua obra seguinte, Os Dias do Abandono, Roberto Faenza realizou também um filme. Em 2006 publicou o romance A Filha Obscura. Os três romances foram reunidos na obra Crónicas do Mal de Amor. Em 2007 saiu o conto para crianças A Praia de Noite, e em 2011 o primeiro volume da tetralogia A Amiga Genial, seguido, em 2012, do segundo volume, História do Novo Nome, em 2013 do terceiro volume, História de Quem Vai e de Quem Fica, e em 2014 do quarto volume, História da Menina Perdida. Em 2016, publicou Escombros, que reúne algumas das suas entrevistas e, em 2019, A Invenção Ocasional, que juntou breves ensaios sobre temas que lhe foram propostos pelo The Guardian. Todas as suas obras estão traduzidas em português pela Relógio d'Água.
Chiara Lagani nasceu em Ravenna, em Itália, em 1974. É actriz, dramaturga e tradutora. Escreve os textos originais para os espetáculos do grupo Fanny & Alexander, de Ravenna. Entre as representações da companhia estão Ada, de Vladimir Nabokov, uma peça inspirada em O Feiticeiro de Oz e História de Uma Amizade, baseada na tetralogia de A Amiga Genial, de Elena Ferrante. Em 2017, recebeu o prémio Riccione Speciale per l’Innovazione drammaturgica.
Mara Cerri nasceu em Pesaro em 1978. É ilustradora, autora de álbuns ilustrados e de filmes de animação. É autora dos desenhos de A Praia de Noite, de Elena Ferrante, e colaborou com escritores como Andrea Bajani, Paolo Cognetti, Nadia Terranova e Davide Orecchio. Realizou com Magda Guidi a curta de animação Via Curiel 8, vencedora no Torino Film Festival, e participou no documentário Ferrante Fever, de Giacomo Durzi. Em 2020, foi a responsável pelo grafismo do manifesto do Salone del libro di Torino.
A amiga genial, Chiara Lagani e Mara Cerri, Relógio d'Água, 264 pp., cor, 18€
Sem comentários:
Enviar um comentário