Este livro que a ASA agora edita e que nasceu durante a pandemia no jornal digital Mensagem de Lisboa é composto por episódios sobre curiosidades históricas da cidade de Lisboa. Com uma linguagem divertida e ilustração rica e elaborada, surpreende os leitores, mesmo os mais conhecedores da cidade.
Ferreira Fernandes e Nuno Saraiva, jornalista e desenhador desta série de BD, uma espécie de almas gémeas no método, mas sobretudo no gosto pela cidade de Lisboa, pelas histórias da cidade, e na vontade de contá-las.
Foi isso que os juntou, no jornal digital Mensagem de Lisboa, em 2020, quando em plena pandemia, iniciaram esta BD. Começaram com o Benfica – numa daquelas tramas que o Ferreira Fernandes andava a contar a toda a gente, surpreendendo mesmo quem achava que conhecia Lisboa. E foram por aí fora, com a Júlia Florista, o Carlos do Carmo, a Madame Brouillard, a Caparica, o Santo António...
Sobre os autores
Ferreira Fernandes, nasceu em 1948, em Luanda, é um dos mais reputados jornalistas portugueses, tendo colaborado, entre outras publicações, com os jornais Público e Diário Popular, ou com as revistas Visão e Sábado. Foi galardoado com diversos prémios de reportagem, sendo dois dos mais emblemáticos, o prémio Bordalo - Jornalista do Ano (Casa da Imprensa) e o prémio Jornalista do Ano (Clube de Jornalistas do Porto).
Nuno Saraiva, nasceu em 1969, na Mouraria de Lisboa, é um ilustrador, autor e professor de banda desenhada e cartoon político no Ar.Co. A sua obra esta intimamente ligada à cidade de Lisboa e aos seus costumes. Desenhou várias Festas de Lisboa, que animaram arraiais desde 2014 e é autor de diversos livros de BD um dos quais foi galardoado com o prémio Melhor Livro de BD 2016 (FIBDA) - “Tudo isto é Fado!"
Crónicas de Lisboa, Nuno Saraiva e Ferreira Fernandes, ASA, 64 pp., cor, 11,50€
Sem comentários:
Enviar um comentário