1 de maio de 2023

Manual de instruções

Uma BD de Nuno Markl, ilustrada por Miguel Jorge, sobre como tudo seria mais fácil se tivéssemos um manual de instruções para a vida e o amor.

Alberto Simões é apaixonado pelo seu emprego, onde escreve manuais de instruções. Mas a paixão chega ao limite quando a mulher o deixa, e Alberto tem de encontrar a solução para salvar o casamento: escrever um manual de instruções para a vida a dois.

«Contada e desenhada pelo traço divertido, expressivo e cheio de humanidade do Miguel, esta é uma das minhas histórias mais pessoais - uma reflexão sobre o fim do meu casamento e uma espécie de literal autoajuda para a minha própria falta de equilíbrio entre trabalhar e viver. Decidi que tinha mais piada se o protagonista não fosse eu, mas um tipo que dá tudo no ofício de escrever manuais de instruções para eletrodomésticos. Ele é o Saramago dessa arte tão pouco cantada. E um dia, com a improvável ajuda de um ladrão de casas, tem uma epifania: a única maneira de ser melhor pessoa é usando a sua arte para escrever o manual de instruções para a sua própria vida

Sobre o autor

Nuno Markl nasceu em Lisboa, em 1971. É humorista, sendo o autor de rubricas radiofónicas como O Homem Que Mordeu o Cão e Caderneta de Cromos (que também transformou em livro), na Rádio Comercial. Co-escreveu Herman Enciclopédia, Paraíso Filmes, O Programa da Maria e Os Contemporâneos. Foi o criador da série 1986, da RTP1 e é autor do livro Páginas de Livros Infantis Rejeitadas.

Sobre o ilustrador

Miguel Jorge entrou no mundo da banda desenhada para dirigir e fazer parte do contingente de artistas das revistas Art Nove e Crash!. Ilustrou vários contos curtos para a colectânea Strange Places de Keith Cunningham e participou no livro Sakai Project: 30 Years of Usagi Yojimbo. Participou em FLIP, de Jack Briglio, ilustrou A Viagem Mais Longa, de João Ramalho-Santos e Amor de Perdição, adaptado por João Miguel Lameiras.

Manual de instruções, Miguel  Jorge e Nuno Markl, Iguana, 128 pp., p&b, capa mole, 18,85€



Sem comentários:

Enviar um comentário