1 de abril de 2022

O Grande Gatsby - Nova novela gráfica

As novelas gráficas vieram para ficar. A Relógio d'Água acaba de lançar o célebre romance de F. Scott Fitzgerald. Publicado pela primeira vez em 10 de Abril de 1925, a história passa-se em Nova Iorque e na cidade de Long Island durante o verão de 1922, e é uma crítica ao "Sonho Americano". O romance relata o caos da Primeira Guerra Mundial. A sociedade americana vive um nível sem precedentes de prosperidade durante a década de 1920, assim como a sua economia. Ao mesmo tempo, a proibição de produção e consumo de bebidas alcoólicas, ordenada pelo 18° aditamento, fez grande número de milionários fora do circuito de venda de mercadorias e provocou um aumento do crime organizado. 

O Grande Gatsby talvez seja, como alguns afirmaram, o único romance perfeito. O livro mal delineado, com calão e que alcança grande sucesso é corretamente considerado o típico contributo americano para a arte do romance.

«Captar O Grande Gatsby num meio visual sempre foi difícil; em alguns aspetos, a própria linguagem é a personagem principal do romance, e as outras personagens são secundárias em relação à bela prosa de F. Scott Fitzgerald. Mas, sob a forma de romance gráfico, o texto tem um papel ativo na narrativa sem ser necessário que uma esmerada voz-off ou outros expedientes acompanhem a imagem. Por este motivo, há muito que esperávamos um romance gráfico de Gatsby; é emocionante poder apresentá-lo agora."

O Grande Gatsby — O Romance Gráfico, texto adaptado por Fred Fordham e desenho de Aya Morton, Relógio d'Água, 216 pp., capa flexível, 17,50€




Sem comentários:

Enviar um comentário