Argumentista, Desenhador
(Espanha) Madrid, 3 de Março de 1942
Maroto inicia a sua carreira nos anos 60 e ganha destaque ao ilustrar a série Cinco por Infinitus (1967). Maroto ilustra Wolff, publicado no Reino Unido pela New English Library na revista Dracula. Dracula foi editada nos Estados Unidos pela Warren Publishing Company com o título de Dracula Book 1 em 1972, com capa de Esteban Maroto.
Nos anos 70, Maroto inicia na revista espanhol Trinca a série Alma de Dragón. Entretanto, trabalha para a editora americana Warren Publishing em 1971, quando artistas espanhóis foram escolhidos pela Selleciones Illustrada. Os seus trabalhos aparecem em três revistas de horror: Creepy, Eerie e Vampirella. A primeira história de Maroto, Wolfhunt, surge em Vampirella #14. Maroto rapidamente se torna um dos mais bem conhecidos e aclamados pela crítica dos artistas espanhóis da Warren. Vence o Warren Award na categoria melhor artista/escritor de 1972. A história A Scream in the Forest vence como melhor arte em 1973. Maroto permanece na Warren até 1983. Desenha o biquini metálico de Red Sonja em Savage Tales #3, Comixscene #5 e no primeiro número da revista The Savage Sword of Conan. Redesenha a personagem Satana para a Marvel Comics. Para a Savage Tales, desenha uma adaptação do conto The Drifting Snow de August Derleth. Contribui com ilustrações a preto e branco para o livro de Roger Zelazny Changeling e de Larry Niven, The Magic Goes Away.
Mais tarde, trabalha nas séries Ametista, Zatanna, Crónicas da Atlântida, A Espada Selvagem de Conan, Cadillacs e Dinossauros, Vlad, o empalador e X-Men Unlimited.
Séries publicadas em Portugal:
One-shots publicados em Portugal:
- Prazer interdito, Maroto e Douglas Moench, Zakarella #2
- A terra dos ossos, Maroto e Buddy Saunders, Zakarella #14
- Um especial terror, Maroto e Douglas Moench, Zakarella #17
- Blackstar e a caçadora nocturna, Maroto e Gerry Boudreau, Zakarella #27
[actualizado a 26.10.2019]
Sem comentários:
Enviar um comentário