Desenhador, Argumentista
(França) Thorigny-sur-Marne, 22 de Setembro de 1956
Após terminar os seus estudos em Saint-Luc, em Bruxelas, Philippe Berthet começa a escrever, a partir de 1978, os seus primeiros contos para revistas francesas como Le 9e Rêve, Aïe! e Spatial. Em 1981, ingressa na revista Spirou, onde inicia a série Lloyd conjuntamente com o escritor Andrieu. Um ano depois, produz a série futurista O Mercador de Ideias, onde escreve e desenha em colaboração com Antonio Cossu. Berthet e Cossu criam várias histórias curtas para a Spirou, posteriomente recolhidas no álbum Rêve de Chien.
Berthet continua a sua colaboração com a revista Spirou, com histórias independentes, como Hiver 51 e Été 60, escritas por Andreas, bem como O Olho do Caçador (texto de Foerster) e A Dama, o Cisne e a Sombra (texto de Dominique David).
Retrata o crime negro da década de 30 do século passado com a série O detective de Hollywood, escrita por José-Louis Bocquet e François Rivière. Na colecção Aire Libre da Dupuis, cria Sur la Route de Selma (1991), com argumento de Tome e Halona (1993).
Em 1994, lança na Dargaud, com o escritor Yann, a série Pin-Up. A série, sobre as décadas de 40 e 50 do século XX, é uma uma homenagem à série Male Call de Milton Caniff. Berthet trabalha com Foerster no one-shot Cães da Pradaria, editado pela Delcourt em 1996.
Em 2004, Berthet e Yann iniciam a série Yoni na nova coleção Empreinte (s) da Dupuis. Contudo, após dois tomos, a série é abandonada e Berthet e Yann continuam, entre 2006 e 2008, com Les Exploits de Poison Ivy na Dargaud. Trabalha com Corbeyran no segundo volume de XIII Mistério, um spin-off de XIII, retratando a personagem Irina Svetlanova. Com Fred Duval, lança Nico, uma série de ficção científica e espionagem, para a Dargaud (2010).
Séries publicadas em Portugal
One-shots publicados em Portugal:
- Moça da praia (Fille de la plage), 1983, Jean-Luc Fromental (arg.), Jornal da BD #183
- O olho do caçador (L'oeil du chausseur), Foerster (arg.), Álbum ASA [1997]
- A dama, o cisne e a sombra (La dame le cygne et l'ombre), 1989, Dominique David (arg.), Álbum ASA [1992]
- Cães da pradaria (Chiens de prairie), 1996, Foerster (arg.), Álbum Meribérica [1999]
[actualizado a 15-3-2015]
Sem comentários:
Enviar um comentário