Foi hoje para as bancas o quarto volume da colecção Torpedo 1936, editada pela Levoir e distribuída pelo jornal Público.
Este volume começa com as histórias O Sórdido e Lolita, que contam a juventude de Luca Torelli em Nova Iorque. Lolita fazia parte de um lote de seis histórias contratadas pelo El País Semanal, mas devido ao delicado tema abordado foi censurada e nunca chegou a ser publicada. Estas e outras histórias foram originalmente publicadas no suplemento semanal do El País e nas revistas Luca Torelli es Torpedo, Co & Co e Viñetas e, só posteriormente, reunidas em livro.
Neste volume são apresentadas várias histórias sobre o ajudante de Torpedo, Rascal, que ficaremos a conhecer melhor, em Nem Tudo o que Seduz é Ouro, e onde compreenderemos o porquê do seu fracasso junto das mulheres. Em a Outra Face da Miúda, descobrirá que trabalhar com Torpedo pode ter grandes desvantagens e em a Madrinha, irá travestir-se para ajudar o seu patrão em mais um plano de vingança.
Entre as várias histórias apresentadas destaca-se Uma, Duas e três, onde em apenas uma página é resumida toda a vida de Luca Torelli.
Este quarto volume termina com Cuba, onde Torpedo e Rascal vão fazer um “serviço” para o milionário Francis Wyncoop, que se quer vingar de Jimmy Carlson, o seu antigo amante, que fugiu para Cuba, onde vive rodeado por um exército de guarda-costas.
A última história deste volume enquadra-se no início da década de 50, já que a actividade da guerrilha que ia levar à queda do regime de Batista e à ascensão ao poder de Fidel Castro em 1959, desempenha um papel de relevo na trama. As habituais referências ao cinema voltam a aparecer, sendo claras nos guarda-costas de Jimmy Carlson, parecendo os Dalton, que Goscinny criou para Lucky Luke, mantendo os mesmos nomes, só faltando um, William.
A ironia e o sentido do humor de Abulí, combinam na perfeição com o traço de Bernet, o mestre do branco e preto, para criar uma verdadeira obra de arte.
Torpedo 1936 #4, Enrique Sánchez Abulí & Jordi Bernet, Levoir, 152 pp., p&b, capa dura, 11,99€ com o jornal Público
Sem comentários:
Enviar um comentário