23 de outubro de 2022

Como Antes

"Como antes" ("Come prima") é a obra escolhida para a Devir regressar com a sua colecção Biblioteca de Alice. O autor é o francês Alfred, pseudónimo de Lionel Papagalli, e data de 2013, com edição da francesa Delcourt, tendo conquistado no ano seguinte o prémio mais importante da banda desenhada europeia, o Fauve d’Or do Festival de Angoulême.

No início dos anos 60, os irmãos Fabio e Giovanni estão prestes a iniciar uma longa jornada. Dentro de um Fiat 500, o caminho será pontuado por discussões amargas, longos períodos de silêncio, lembranças e encontros, e levá-los-á de volta à sua terra natal, Itália – um lugar que Fabio não visita há anos.

Aos poucos, descobrimos quem foi o pai deles, como é difícil a relação entre os membros da família e como o fascismo os dividiu. Com ilustrações belíssimas, Alfred faz um uso estratégico das cores para caracterizar emoções e flashbacks, que mergulham o leitor no clima nostálgico das personagens e, página após página, capturam lindamente a atmosfera das horas do dia, desde as cenas noturnas em azul profundo até ao laranja intenso de um pôr do sol. O domínio do ritmo narrativo dá ao leitor o tempo exato para apreciar todas essas nuances de cores e contribui para fazer de "Como Antes" uma obra-prima da narrativa gráfica.

Como antes, Alfred, Devir, 224 pp., cor, capa dura, 24,99€




Sem comentários:

Enviar um comentário