12 de outubro de 2021

Clássicos da Literatura em BD #13: Robinson Crusoé

Após a edição de Os Maias, Dom Quixote, Notre-Dame de Paris e Os Três Mosqueteiros, entre outros, está hoje disponível numa edição  da Levoir e da RTP inserido na colecção Clássicos da Literatura em BD, Robinson Crusoé, primeiro romance de Daniel Defoe, publicado originalmente em 1719.

Defoe foi comerciante, empresário, homem de acção, panfletário, jornalista, romancista, aventureiro, tudo isso durante um período particularmente turbulento da história de Inglaterra.

Robinson era um jovem com espírito aventureiro, que se rebela contra a vida pacata, metódica e rotineira da classe média de York, Inglaterra, decide fugir de casa e tornar-se marinheiro. Numa das suas viagens uma tempestade faz o navio onde estava a bordo naufragar. Único sobrevivente da tragédia, Crusoé consegue chegar a uma ilha deserta, nela permanecendo por mais de vinte anos.

Baseado na vida de Alexander Selkirk, Robinson Crusoé é uma obra fascinante pelas suas descrições, pelo modo engenhoso e imaginativo como este criava e usava os utensílios que conseguiu recuperar do navio e que o ajudavam a enfrentar o desamparo e a solidão, e como conhece e se relaciona com Sexta-Feira.

Robinson Crusoé é, como escreveu Defoe, uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem, que dedicado ao comércio, consegue sobreviver, graças ao engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe servem.

No dossiê o leitor encontra informação sobre o escritor, o romance e o contexto histórico em que foi escrito. O dossiê tem a colaboração de Nicole Gabet.

Clássicos da Literatura em BD #13: Robinson Crusoé, Christophe Lemoine e Jean-Christophe Vergne, Levoir/RTP, 64 pp., cor, capa dura



Sem comentários:

Enviar um comentário