5 de outubro de 2021

O Jogo das Alterações Climáticas - Lançamento da Polvo

A Polvo prepara-se para apresentar a BD de divulgação científica e comunicação de ciência “O Jogo das Alterações Climáticas”, de Bruno Pinto (argumento), Quico Nogueira (desenhos) e Nuno Duarte (cor), que conta com um prefácio de Filipe Duarte Santos, reconhecido especialista no tema das alterações climáticas.

No próximo dia 7 de Outubro, pelas 18h00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ocorrerá uma sessão de lançamento do livro, seguida de sessão de autógrafos.

Para mais informações consultar  https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-lancamento-da-banda-desenhada-o-jogo-das-alteracoes-climaticas-175303927767

Um jovem portuguesa chamada Sofia foi contratada para desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a mitigação às alterações climáticas e a adaptação às suas consequências. Com o intuito de recolher material e ideias, ela parte à descoberta com o seu irmão mais novo Gabriel - que é um pouco mais alto que ela - numa viagem pela Europa. É assim que conhecem alguns dos efeitos atuais das alterações climáticas: secas, incêndios florestais e inundações. Mas também descobrem o que estão a fazer os ativistas do clima, as autoridades locais e até as escolas para promover mudanças. Por exemplo, iniciativas para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, ao mesmo tempo, preparar setores como a agricultura, a floresta e o desenvolvimento urbano para se tornarem mais resilientes aos impactos do clima. No final desta viagem, Sofia percebe como é que o seu jogo deve funcionar: não como uma competição, mas sim como um jogo cooperativo. É que as alterações climáticas são um desafio para todos nós e só juntos conseguiremos enfrentá-lo.

OS AUTORES

Bruno Pinto é comunicador de ciência e investigador na Universidade de Lisboa, com um especial interesse por temas como a biodiversidade, as alterações climáticas e a sustentabilidade. É investigador, desde 2016, no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE, trabalhando na área da comunicação sobre o mar e promovendo iniciativas de divulgação de ciência.

Após alguns anos a trabalhar como engenheiro civil, Quico Nogueira decidiu seguir a sua paixão pela ilustração, banda desenhada, cinema e animação. Desde 2009 que tem vindo a desenvolver atividade nessas áreas, tendo obtido vários prémios nacionais.

Nuno Duarte (também conhecido por Outro Nuno) iniciou a sua carreira como ilustrador profissional aos 17 anos, na publicidade. Hoje, trabalha como freelancer e autor de banda desenhada.

O Jogo das Alterações Climáticas, Bruno Pinto, Quico Nogueira e Nuno Duarte, Polvo, 80 pp., cor, capa dura, 13,95€

Sem comentários:

Enviar um comentário