20 de julho de 2020

Les Cahiers de la BD #11

Já está disponível mais um número da revista de estudos de BD, Les Cahiers de la BD. Este número tem como tema central o humor. 

Xavier Fournier dedica um estudo a Matt Kindt, um inovador autor americano que também trabalha no mundo da banda desenhada. Fala-nos sobre as suas colaborações com os principais editores e os seus trabalhos mais pessoais, como "Mind MGMT", que acaba de ser lançado. 

Lucie Servin apresenta-nos um antigo repórter de banda desenhada, Joe Sacco, que após viajar pelo Médio Oriente, fala-nos agora sobre os ameríndios: o assunto de seu novo álbum, "Paying the Earth". 

Separado do seu antigo cúmplice Charles Berberian, Philippe Dupuy embarca em trabalhos que parecem distantes dos quadradinhos tradicionais. desenhando "Que nenni". 

Um retorno emocionante às origens do mangá em França com a história de Shouting Kill: a primeira revista dedicada aos quadradinhos japoneses no mercado francófono, lançada em 1978 por Atem Takemoto. Maël Rannou e Dominique Véret retornam a esta incrível aventura editorial e evocam um distante Festival de Angoulême, onde o grande Osamu Tezuka passou quase despercebido. 

"Smurfs of Smurfs": um pequeno artigo de Christian Marmonnier que evoca a vida quotidiana no Estúdios Peyo

Nicolas Tellop apresenta-nos vários álbuns de BD onde o argumento passa pela epidemiologia. A oportunidade de ver que os autores não esperaram o Covid-19 para imaginar situações muito piores.

O tema central dedicado ao humor totaliza cerca de quarenta páginas: breve história do humor das histórias em quadradinhos, humor e censura e alguns tesouros esquecidos do humor na BD. 

Les Cahiers de la BD #11,  juin-septembre 2020, 180 pp., cor, capa flexível, 12,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário