30 de julho de 2020

Colecção Integral Astérix #12: Astérix legionário

"Asterix, o Legionário" ("Astérix, le Légionnaire") é a décima aventura da série, publicada originalmente na revista Pilote (#368 ao #389) em 1966 e 1967. 

Astérix e Obelix ao irem para a habitual caça ao javali encontram Panacea, uma ex-residente de infância da aldeia que se mudou para Condatum. Obelix imediatamente se sente apaixonado pela amiga. Algumas horas depois, Panacea recebe a notícia de que o seu noivo Tragicomix foi recrutado pelo exército romano e enviado para o norte da África. Obelix, embora de coração partido, promete trazê-lo de volta. Astérix e Obelix viajam para Condatum, onde descobrem que Tragicomix já partiu para Massilia. Assim, os dois gauleses alistam-se no exército romano para o poderem segui-lo. Após concluir o treino básico, a unidade recém-formada parte como reforço para César contra Cipião, Afranius e o rei Juba I da Numídia. Astérix e Obelix logo descobrem que Tragicomix desapareceu em acção após uma escaramuça e invadem o acampamento de Cipião para o recuperar. Esta acção resulta na Batalha de Thapsus, na qual a confusão sobre o ataque não-ortodoxo dos gauleses e a semelhança dos uniformes de ambos os exércitos dão uma vitória a César. Os gauleses são encurralados por César após o término da batalha, mas são libertados como agradecimento pela ajuda na vitória de César. Regressados a casa, Astérix e Obelix celebram o feito, enquanto Panacea e Tragicomix retornam a Condatum para se casarem.

A aventura estreou-se em Portugal em 1968 através da revista Tintin que a publicou em continuação entre os números #27 e #48 do 1º ano. Mais tarde, é publicada em álbum pela Livraria Bertrand [1974], Meribérica [1987], ASA [2007] e Público/ASA [2013]. Em 1986, a revista Jornal da BD também publicou o episódio em continuação (#201 a #208). 

Nesta edição da Salvat, podemos encontrar os seguintes extras: "Um estranho par de legionários", "Legionários apaixonados" e "O exército na banda desenhada". 

Colecção Integral Astérix #12: Astérix legionário, Albert Uderzo e René Goscinny, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário