15 de julho de 2020

Batman: Cavaleiro das Trevas III: Raça Suprema - Vol. 2

Foi hoje para as bancas a segunda parte (de duas) de Raça Suprema, uma aventura do Batman, numa edição da Levoir  e distribuída com o Público. O primeiro volume foi para as bancas na semana passada.

Este terceiro capítulo da saga do Cavaleiro das Trevas é uma história de mulheres, que têm aqui um protagonismo pouco comum no tradicionalmente machista universo dos super-heróis. Algo que não é de estranhar tendo em conta a experiência que tanto Miller como Azzarello têm de escrever personagens femininas fortes. Basta pensar em Elektra, Carrey Kelley, ou Martha Washington no caso de Frank Miller, ou na Dizzy Cordoba de 100 Balas (editado pela Levoir na Colecção 25 Anos Vertigo em 2018), e na sua passagem pela revista mensal da Mulher-Maravilha, no caso de Brian Azzarello. Desta vez, o protagonismo vai claramente para Carrey Kelley, a Robin, que foi Catwoman em O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar e agora vai assumir temporariamente o manto do Batman; mas também para a comissária de polícia Ellen Yindel; Diana, a Mulher-Maravilha, mãe e guerreira, que ganha muito destaque nesta história. Sábia e forte, a personagem tenta a todo o momento guiar Lara, a sua filha e do Super-Homem mostrando-lhe que a força bruta não é tudo.

O volume anterior terminou com o Batman e o Super-Homem novamente reunidos para enfrentar um perigo comum, neste caso, a ameaça de Quar e dos outros kryptonianos. Um combate difícil, que irá necessitar da união dos heróis sobreviventes e provocar baixas de ambos os lados, mas que no final dará lugar a uma nova era para o Batman de Miller.

Batman: Cavaleiro das Trevas III: Raça Suprema - Vol. 2, Frank Miller, Brian Azzarello, Andy Kubert, Klaus Janson e Eduardo Risso, Levoir, 208 pp., cor, capa dura, 24,90€








Sem comentários:

Enviar um comentário